A Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-34, em Ilhéus, recebeu da Bahia Pesca, na última sexta-feira (30), 200 mil alevinos (filhotes de peixes) das espécies tilápia e tambaqui para distribuição a 24 associações de pequenos produtores e assentamentos do município e outros circunvizinhos. A iniciativa faz parte do programa Povoamento de Aguadas Públicas.

A distribuição foi acompanhada pelo presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), Isaac Albagli. Técnicos da empresa visitaram as propriedades rurais para avaliação da quantidade de peixes destinadas a cada associação. O critério adotado foi o tamanho do tanque de cada entidade.

No momento da distribuição, o técnico Adriano Príncipe fez palestra com orientações sobre a criação dos peixes. Os técnicos vão acompanhar os produtores durante todo o processo até que os alevinos atinjam a fase adulta, de nove meses a um ano, quando poderão ser capturados para consumo e comercialização.

O presidente da Bahia Pesca disse que esta é a primeira etapa e nos próximos 90 dias serão distribuídos mais 400 mil alevinos. Ele adiantou que na Semana Santa do ano que vem, os peixes já estarão prontos para o consumo, destacando a excelente qualidade da proteína da tilápia.

Explicou também que Ilhéus é favorecido para esta lucrativa atividade porque tem “bom clima e água em abundância”, e anunciou o financiamento obtido junto do BNDES para a aquisição de quatro patrulhas mecânicas, destinadas à utilização dentre outras atividades, na implantação de tanques para a criação de peixes.

O presidente do Assentamento Pancada Grande, em Itacaré, Josélio de Jesus, recebeu mil alevinos e disse que quando estiverem na idade adulta serão distribuídos entre as 48 famílias da comunidade. A Associação Beneficente e Cultural Tupinambá de Olivença foi beneficiada com 15 mil peixes para distribuição entre as 150 famílias da aldeia.