Céu parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas. É o que prevê para a capital baiana e a Região Metropolitana de Salvador (RMS), no final de semana (de 14 a 16), o Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemba/Ingá).

A ocorrência dessas chuvas, com mais frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã, está associada aos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. A previsão também se aplica para as regiões do Recôncavo e nordeste da Bahia, cujas temperaturas deverão oscilar entre 20°C (mínima) e 30°C (máxima).

A passagem de uma frente fria pelo sudeste do Brasil continua influenciando as condições do tempo no sul da Bahia, onde está previsto céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. Para as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, que deverão registrar as menores temperaturas do estado, com mínimas chegando aos 18°C, o céu deverá se manter parcialmente nublado a claro, com chuvas e isoladas.

A permanência da massa de ar quente e seco mantém o céu com poucas nuvens e sem chuvas nas regiões oeste, São Francisco e norte. Nessas regiões, a redução de umidade do ar aliada às temperaturas em elevação (com máximas chegando aos 33°C), ambas associadas à atuação dessa massa de ar, podem acentuar problemas respiratórios, como asma, bronquite e outras doenças relacionadas. Estas condições de tempo seco e quente favorecem a ocorrência de focos de queimadas.

Durante estes dias, a maré alta deve oscilar entre 2 e 2,4 metros de altura, com seus máximos em torno das 4h e 16h. Já a maré baixa, deverá ocorrer por volta das 10h e das 22h, com valores oscilando entre 0,1 e 0,5 metros. As ondas terão agitação fraca e altura máxima de 1,5 metros.

A estação do outono é marcada pela redução na incidência de radiação solar ao Sul da linha do Equador e, consequentemente, redução da Radiação Ultravioleta. Mesmo assim, na Faixa Equatorial entre as latitudes de 30°N e 30°S, a incidência de radiação solar sofre poucas variações ao longo do ano.

Assim, para o período entre sexta-feira e domingo, está previsto Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) variando de oito a 10. Os valores fazem parte das categorias Alta e Muito Alta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda cuidados com o tempo de exposição ao sol, uso de protetor/filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves para a prevenção de danos a pele e aos olhos.