LOCAL: Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB).
DATA: 19.05.10 (quarta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: assinatura de protocolo de intenções entre os governos da Bahia e do estado mexicano de Veracruz de Ignacio de la Llave.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROTOCOLO: será assinado entre os governadores Jaques Wagner e Fidel Herrera com o objetivo de estreitar relações entre os Estados e dessa forma promover um espaço de diálogo que favoreça o melhor conhecimento das culturas, assim como o bem estar social e o desenvolvimento econômico das partes envolvidas. Para alcançar esse objetivo, os governos se comprometem a desenvolver ações de cooperação nas seguintes áreas: comércio, investimento e negócios; cultura; turismo; recursos humanos; educação, ciência e tecnologia; meio ambiente e aproximação dos estados, entre outras de interesse mútuo. 

AGENDA: Fidel Herrera veio à Bahia tratar de negócios, especialmente com o grupo Odebrecht, que já tem um investimento assegurado de US$ 2,5 bilhões para um projeto petroquímico no estado de Veracruz. Ele chegou ontem (17) a Salvador e seu retorno está marcado para o próximo dia 20. Na programação do governador mexicano, além do encontro com Wagner, quando será assinado o protocolo, constam visitas ao Polo Industrial de Camaçari e aos projetos sociais da Odebrecht. Herrera veio acompanhado de sua esposa, Rosa Borunda (que teve um encontro na tarde de hoje (19) com a primeira-dama baiana, Fátima Mendonça, no Palácio de Ondina), do embaixador do México no Brasil e de uma comitiva com 19 pessoas, dentre as quais estão 4 repórteres mexicanos de diferentes empresas de comunicação.

PROJETOS ODEBRECHT: o grupo fará o maior investimento registrado por empresa brasileira no México, na cidade Coatzacoalcos, do estado de Veracruz. A Braskem, empresa do grupo Odebrecht e maior companhia petroquímica da América Latina, será a controladora do projeto petroquímico com 65% de participação em associação com Idesa, tradicional grupo petroquímico mexicano. O empreendimento deverá produzir 1 milhão de toneladas de eteno e polietilenos por ano e terá como objetivo principal o suprimento do mercado interno mexicano, hoje importador de polietileno. O investimento previsto para a implantação do complexo é de até US$ 2,5 bilhões. O início de operação está planejado para 2015. Além disso, na área de engenharia e construção, a Odebrecht tem interesse em desenvolver, ainda em Veracruz, projetos de geração de energia elétrica renovável e de abastecimento de água. A empresa está desenvolvendo estudos para implantação de uma barragem de usos múltiplos que permitirá a geração de aproximadamente 50 megawatts de energia elétrica e o armazenamento de água para o abastecimento da capital do estado.

RELAÇÕES COMERCIAIS: de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o México tem sido o mercado mais dinâmico da América Latina para as exportações brasileiras. As vendas do Brasil para o mercado mexicano têm mostrado um crescimento superior ao das exportações totais. Entre os principais produtos exportados estão caldeiras, máquinas, instrumentos mecânicos, borracha, automóveis e tratores. Em relação às exportações baianas, estão na lista dos mais comercializados com o México os automóveis com motor explosão e pneus para carros de passeio. 

VERACRUZ: situado no Golfo do México, sua capital é Xalapa. O estado possui 71.699 quilômetrso quadrados de extensão territorial e população estimada (2009) de 7.110.214 habitantes. O porto de Veracruz é principal do México para entrada e saída de produtos brasileiros. O estado tem o principal complexo petroquímico do México, localizado na cidade de Coatzacoalcos. Suas principais exportações são: café, pimenta, suco concentrado de limão persa, laranja e toranja, produtos químicos e orgânicos, produtos plásticos e manufatura de fundição de ferro e alumínio.