Os governadores da Bahia, Jaques Wagner, e do estado de Veracruz, no México, Fidel Herrera, se encontram, nesta quarta-feira (19), em Salvador. Wagner recepciona Herrera no Centro Administrativo, sede do governo baiano, às 14h, para uma visita de cortesia e assinatura de protocolo de intenções para estreitar relações entre os dois estados nas áreas de comércio, investimentos e negócios, cultura, turismo, recursos humanos, educação, ambiente e ciência e tecnologia, dentre outras.

O governador Herrera está em Salvador desde a última segunda-feira (17), para visitas ao Pólo Industrial de Camaçari e a projetos no baixo sul da Bahia. Ele está acompanhado da esposa, Rosa Herrera, que terá um encontro com a primeira-dama do estado, Fátima Mendonça, e uma comitiva de 17 pessoas, dentre as quais quatro repórteres mexicanos. De Salvador, Herrera segue para São Paulo (SP).

O estado de Veracruz, capital Xalapa, fica no Golfo do México e tem o principal porto para entrada e saída de produtos brasileiros. Lá também está o principal complexo petroquímico do México, localizado na cidade de Coatzacoalcos. Quatro empresas com negócios na Bahia têm investimentos em Veracruz, a Braskem, o Grupo Unigel, a Oxiteno e a CNO-Odebrecht. Os setores petroquímico e automobilístico dominam a pauta das exportações e importações entre Bahia e México.