LOCAL: municípios de Itaguaçu da Bahia e Irecê, no território de identidade de Irecê, a, respectivamente, 531 e 468 quilômetros de distância de Salvador.
DATA: 15.05.10 (sábado)
HORÁRIO: 9h e 11h

O QUE É: no primeiro município serão assinadas a ordem de serviço para execução das obras de implantação da primeira fase da adutora do São Francisco, a autorização para a instalação de sistema simplificado de abastecimento de água na zona rural e o convênio para realização de obras de pavimentação e drenagem no povoado de Rio Verde. No segundo acontece a inauguração de obras de urbanização, o anúncio da retomada da construção do Centro de Comercialização Regional de Produtos de Irecê e a assinatura de autorizações para re-licitação das obras que complementam o empreendimento comercial (urbanização, acessos e iluminação) e perfuração de seis poços

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. ITAGUAÇU DA BAHIA

Adutora: sua implantação reforçará a produção do sistema integrado de abastecimento de água de Irecê, abastecido pela Barragem de Mirorós, que tem apresentado instabilidade na oferta hídrica. O projeto é composto de três etapas e prevê as seguintes intervenções: construção de nova captação direta no Rio São Francisco (no município de Xique-xique); implantação de 61,7 quilômetros de adutoras, cinco estações elevatórias, duas estações de tratamento, um reservatório e 14,2 quilômetros de rede de distribuição. A implantação da rede distribuidora se estenderá pelas três etapas, sendo que a primeira contemplará a sede municipal de Itaguaçu e a etapas seguintes outros 13 municípios. Ao longo das três fases serão ampliadas as estações de tratamento inicialmente implantadas e instaladas as estações elevatórias, distribuídas em diferentes localidades. O investimento total é de R$ R$ 175 milhões, recursos federais e estaduais, por meio dos programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Água para Todos. Desse total, R$ 75 milhões serão aplicados nas primeiras intervenções, que beneficiarão Itaguaçu da Bahia, e o restante no atendimento aos municípios de Irecê, América Dourada, Barro Alto, Cafarnaum, Presidente Dutra, Barra do Mendes, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Jussara, São Gabriel e Uibaí.. A conclusão do projeto beneficiará 335,4 mil baianos.

Situação: a construção da adutora do São Francisco se constitui numa solução para garantir o abastecimento de água da região, que hoje conta apenas com a Barragem de Mirorós como alternativa de manancial. O sistema integrado de Irecê atende hoje uma população de aproximadamente de 350 mil pessoas, dispersa em cerca de 210 localidades. Sua área de abrangência inclui os municípios de Irecê, Central, Presidente Dutra, Uibaí, Lapão, América Dourada, Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes, Canarana, Barro Alto, Cafarnaum, João Dourado, São Gabriel e Jussara. Para tanto, o sistema conta atualmente com cerca de 900 quilômetros de adutoras, em diversos diâmetros, formando um dos mais extensos sistemas integrados do país.

Sistema simplificado: atenderá as localidades de Fazenda Feliciano e Guaxinim. Sua implantação, orçada em R$ 135 mil, beneficiará 67 pessoas.

Água para Todos: as obras acima fazem parte do programa, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado. Já são mais de R$ 971,2 milhões em obras concluídas e em execução, para beneficiar cerca de 2,6 milhões de baianos de diferentes regiões. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até o fim de 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de pessoas.

Pavimentação: o convênio para a pavimentação de ruas, no valor de R$ 600 mil, será assinado entre os governos estadual e municipal.

O município: possui 4.396 quilômetros quadrados de extensão territorial e população estimada 13.269 habitantes. A cidade foi emancipada em 1989 e atualmente a prefeitura é comandada por Adão Carvalho Filho.

2. IRECÊ

Urbanização: foram realizados serviços de pavimentação e drenagem no sbairros São José, Silva Pereira, Shampoo Charme, Morada do Sol e Codesvasf. O investimento total foi de R$ 1.575.000, sendo R$ 1,5 milhão do governo estadual e o restante de contrapartida da prefeitura.

Centro de comercialização: está quase pronto, falta apenas terminar a cobertura do restaurante, a instalação da fiação elétrica e os serviços de revestimento interno. Conta com 8,9 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 90 mil m² Todo o projeto está orçado em R$ 5,9 milhões, sendo R$ 3,6 aplicados na construção do empreendimento e o restante nas obras de infraestrutura do terreno. Desse montante, R$ 4,4 milhões são recursos estaduais e R$ 1,5 milhão veio do governo federal. A obra beneficiará 28 mil famílias de agricultores familiares.

Poços: um deles beneficiará 684 moradores da localidade de Fazenda Nova e os outros atenderão a área de irrigação do município. O investimento total é de R$ 117 mil.

O município: possui 314 quilômetros quadrados de extensão territorial e população estimada 66.061 habitantes. A cidade foi emancipada em 1933 e atualmente a prefeitura é comandada por José das Virgens. Irecê já teve importantes títulos como Capital do Feijão e Capital Mundial da Mamona. Hoje se destaca na irrigação de cenoura, cebola e outras hortaliças, além da criação de avestruzes.