LOCAL: município Oliveira dos Brejinhos, no território de identidade Velho Chico, a 597 quilômetro de Salvador.
DATA: 14.05.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: inauguração de duas unidades do Programa Saúde da Família e assinatura de autorização para a implantação de sistema simplificado de abastecimento de água.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNIDADES PSF: uma fica na sede municipal e a outra no povoado de Queimada Nova. O investimento total na construção e aquisição de equipamentos para as unidades foi de R$ 291,9 mil. A estrutura das unidades segue um padrão, conta com hall de espera, administração, sala de reunião, farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentista e agentes comunitários de saúde. Cada unidade do PSF atende em média 3,5 pessoas. Desde 2007, o Estado já construiu e reformou 350 Unidades de Saúde da Família (USF) e outras 150 estão em obras.

SAÚDE DA FAMÍLIA: o programa federal, executado em parceria com os estados e municípios, é uma estratégia de atenção à saúde focada na família e na comunidade, com práticas que estabelecem novas relações entre os profissionais de saúde e os pacientes. As equipes multiprofissionais atuam em unidades básicas de saúde e são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. Os agentes comunitários de saúde são o principal elo de ligação entre a comunidade e as equipes do Saúde da Família, que devem estabelecer um vínculo com as famílias que atende e co-responsabilizar-se pela resolução dos problemas de saúde dessas pessoas, podendo resolver até 85% deles.

ATENÇÃO BÁSICA: porta de entrada preferencial no sistema de saúde, a Atenção Básica se configura como uma rede de ações e serviços que devem estar na comunidade, mais próximo às residências da população, para acolher suas necessidades e facilitar o acesso aos serviços de saúde. É a Política Nacional de Atenção Básica que disponibiliza recursos aos municípios e orienta que a estratégia do Saúde da Família seja o principal modelo adotado para a organização e qualificação dessa rede.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA: o sistema atenderá a localidade de Saco de Fogo de Cima, beneficiando 79 habitantes, com um investimento de R$ 70 mil.

ÁGUA PARA TODOS: as obras acima fazem parte do programa, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado. Já são mais de R$ 971,2 milhões em obras concluídas e em execução, para beneficiar cerca de 2,6 milhões de baianos de diferentes regiões. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até o fim de 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de pessoas.

OLIVEIRA DOS BREJINHOS: possui 3.564 quilômetros quadrados de extensão territorial e população estimada em 23.596 habitantes. O município foi emancipado em 1891 e atualmente a prefeitura é comandada por Silvando Santos. A agricultura (feijão, milho e mandioca) e pecuária (caprinos, ovinos e bovinos) são as principais atividades econômicas da cidade.