LOCAL: município Riachão do Jacuípe, no território de identidade Bacia do Jacuípe, a 183 quilômetros de Salvador.
DATA: 18.05.10 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: visita às atividades da estratégia Saúde em Movimento.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

SAÚDE EM MOVIMENTO: iniciativa desenvolvida pelo governo estadual que leva ações de saúde para diferentes regiões da Bahia na forma de mutirão. Nesta primeira fase estão sendo prestados serviços na área oftalmológica que incluem 49 tipos de procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. A partir das consultas, a população tem acesso a exames complementares, como tonometria e fundoscopia, e procedimentos cirúrgicos, a exemplo das cirurgias de catarata e pterígio (carne no olho), serviços considerados de baixa oferta no estado. O programa atende prioritariamente os alfabetizandos do Todos pela Alfabetização (Topa) e cidadãos com idade a partir de 60 anos. Para os alunos matriculados no Topa, o acesso se dá por meio da Secretaria Estadual da Educação, que mobiliza e encaminha os alfabetizandos. Já para a população geral, o agendamento é feito pelo serviço Sesab Atende (0800-724-6565). Caso não consiga, a pessoa deve procurar a Secretaria de Saúde do seu município. As próximas cidades a receber o programa são Baixa Grande, de 19 a 28 de maio, e Santa Maria da Vitória, entre os dias 8 e 17 de junho.

ATENDIMENTO EM RIACHÃO DO JACUÍPE: começou no último dia 9 e se encerra amanhã (18), no Hospital Regional João Campos. Até o dia 16, já haviam sido atendidas 11,7 mil pessoas e realizadas 1.696 cirurgias de catarata e 2.483 de pterígio. A equipe do Saúde em Movimento que está no município é composta por cerca de 140 profissionais, entre médicos (de diversos estados do país), enfermeiros, instrumentistas e técnicos de enfermagem, além do pessoal de apoio.

BALANÇO: a estratégia Saúde em Movimento teve início em outubro do ano passado e já alcançou a marca de mais de 167,8 mil pessoas atendidas. A expectativa é que até o final do mês de maio, a iniciativa ultrapasse o número de 200 mil atendimentos. Além de Riachão do Jacuípe, as ações de saúde itinerante passaram por Mortugaba, Caetité, Ituaçu, Itapetinga, Gandu, Miguel Calmon, Iraquara, Itagi e Rui Barbosa. Dados contabilizados até o último dia 16: realização de 22.310 cirurgias de catarata e 27.874 de pterígio, além de exames diagnósticos, nesses 10 municípios.

CONCEPÇÃO: o Saúde em Movimento surgiu a partir de um levantamento do perfil epidemiológico na Bahia e das especialidades médicas mais carentes de profissionais no estado. A opção pelo atendimento oftalmológico nesta primeira etapa foi motivada pela elevada demanda por cirurgias de catarata e pterígio e também para atender os alunos do Topa. Muitos dos alfabetizandos do programa se enquadram na faixa etária acima de 40 anos, quando normalmente as pessoas começam a apresentar presbiopia (necessidade de óculos para ler). A dificuldade em enxergar prejudicava o desempenho desse público nas salas de aula.

RIACHÃO DO JACUÍPE: possui 1.199 quilômetros quadrados de extensão territorial de e população estimada de 33.666 habitantes. O município foi emancipado em 1928 e atualmente a prefeitura é comandada por Lauro Carneiro. A pecuária (gado leiteiro) é sua principal atividade econômica.