LOCAL: município de Ilhéus, no território de identidade Litoral Sul, a 465 quilômetros de Salvador.
DATA: 29.05.10 (sábado)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: entrega da reforma e ampliação da emergência do Hospital Geral Luis Viana Filho e inauguração de obras de pavimentação. Na oportunidade será autorizada a celebração de convênios para pavimentação de ruas e avenidas e reforma do Centro de Abastecimento do Malhado.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

HOSPITAL: a reforma da emergência, praticamente reconstruída, contemplou a recuperação da cobertura e telhado, pintura, recuperação de todas as instalações elétricas, substituição do piso, adequação de ambientes para instalação do tomógrafo e novo raio-X, construção de espaço para repouso dos profissionais e ampliação do número de leitos, que passou de seis para 18, sendo seis femininos, seis masculinos e seis pediátricos. O investimento total na execução da obras e aquisição de equipamentos foi R$ 1,3 milhão. O hospital é considerado uma unidade de grande porte, referência em atendimentos às urgências e emergências, ambulatório especializado, com perfil voltado para média e alta complexidade. Com o tomógrafo, diagnósticos do crânio passam a ser dados em quatro minutos, e podem ser avaliados por equipes médicas de qualquer parte do mundo, já que os exames serão transmitidos pela internet. Além disso, a unidade agora oferece o serviço de cirurgia traumato-ortopédica, implantado este ano pelo governo. A unidade hospitalar foi inaugurada em 1970 e nunca havia passado por intervenções de engenharia desse porte. Recentemente, a doação em cartório do terreno onde está edificado pela prefeitura garantiu a sua integração ao QualiSus, programa do Ministério da Saúde que visa melhorar e modernizar o atendimento nas unidades de emergência do Brasil.

PAVIMENTAÇÃO: com investimento de R$ 421 mil, foram pavimentadas ruas da cidade, com paralelepípedos e meio-fio.

CONVÊNIOS: serão firmados entre o Estado e a prefeitura e totalizam R$ 1,5 milhão em investimentos. A pavimentação asfáltica de ruas e avenidas está orçada em R$ 1 milhão e a reforma do centro de abastecimento em R$ 500 mil.

ILHÉUS: com extensão territorial de 1841 quilômetros quadrados, possui população estimada de 219.266 habitantes. A cidade foi emancipada em 1881, e suas principais atividades econômicas são o turismo e a agricultura, tendo como destaque a produção de cacau. A prefeitura é comandada por Newton Lima Silva.