O trabalho Distribuição da Assistência Cardiovascular de Alta Complexidade no Estado da Bahia, apresentado no sábado (22) como tema livre no 22º Congresso de Cardiologia da Bahia, foi escolhido e premiado como o segundo melhor trabalho da categoria no evento.

De autoria do cardiologista e assessor técnico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Júlio Braga, o trabalho foi fundamentado na assistência cardiovascular de alta complexidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, compreendendo procedimentos definidos em portarias do Ministério da Saúde, em geral cirurgias cardíacas e estimulação cardíaca artificial, que só podem ser realizadas em unidades habilitadas pelo ministério.

Segundo Braga, uma das razões para o trabalho ter sido premiado pode ter sido a relevância social, que foi valorizada pela comissão julgadora. “Não sei se já acontece em outras áreas, mas com certeza outros profissionais da Sesab podem fazer análises da assistência à saúde com publicações ainda melhores”, disse.