Mais uma vez, o tema da infecção hospitalar e seus mecanismos de controle estiveram em pauta no Hospital Geral Roberto Santos, num workshop que reuniu, nesta segunda-feira (24), profissionais de vários setores do hospital.

A iniciativa da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar, marcou o Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar (15) e foi encerrada com a peça teatral “Álcool em Gel em Ação”.

O diretor médico do HGRS, Miguel Andrade Mota, que representou o diretor Geral, Paulo Barbosa, na abertura do workshop, disse ser importante que os profissionais de saúde dos hospitais sejam capacitados e treinados em relação às formas de transmissão e às medidas de prevenção e de combate da infecção hospitalar.

Segundo a infectologista Andréa Straatmann, o profissional de saúde tem que estar atento até para atos simples, já que as mãos e os artigos de uso no paciente são as vias mais comuns de transmissão de germes e bactérias causadoras de infecção. Portanto, a preocupação com os cuidados de higiene devem ser constantes, além da observação dos protocolos para evitar a contaminação.