Para marcar a Semana Estadual das Hepatites Virais, de 16 a 21 deste mês, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), por meio do Programa Estadual das Hepatites Virais, em parceria com a Secretaria de Saúde de Salvador e membros do Comitê Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais, promove extensa programação, que será iniciada no domingo (16), com duas caminhadas, das 8h30 às 10h30: a primeira do Farol da Barra ao Cristo, e a segunda do Jardim de Alah ao Aeroclube.

Segundo a coordenadora do Programa de Hepatites Virais da Sesab, Maria Helena Macedo, o vírus da hepatite B é 100 vezes mais infectivo que o HIV (Aids), e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da hepatite B e dois bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus. São aproximadamente dois milhões de infectados no Brasil e um milhão de mortes/ano no mundo.

Durante a programação, a população poderá realizar teste rápido para hepatite B e C nas seguintes unidades de saúde: 6º Centro Rodrigo Argolo (Cabula), 7º Centro Hélio Machado (Itapuã) e Centro de Saúde Adroaldo Albergaria (Periperi).

No 15º Centro de Saúde (Vale das Pedrinhas), 18º Centro de Saúde (Fazenda Grande), Centro de Saúde 7 de Abril e Centro de Saúde Carlos Gomes serão coletadas amostras para serem encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen).

No interior, ações serão desenvolvidas pelos centros de testagem e aconselhamento (CTAs), serviços de assistência especializada (SAEs) e centros de referência de hepatites virais dos municípios.