Mais 112 policiais receberam capacitação profissional para atuar em prol da gestão da Segurança Pública da Bahia. Eles foram qualificados em função da terceira edição do Programa de Capacitação de Gestores das Polícias Civil, Militar e Técnica. A cerimônia oficial de encerramento da iniciativa – realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães – foi realizada nesta terça-feira (4), na Flem.

"Acreditamos que, com este curso, haverá um melhor desempenho nas atividades de gestão policial. O treinamento e a qualificação dos servidores são processos primordiais para a modernização dos serviços prestados à sociedade", destacou o subsecretário de Segurança Pública, Ari Pereira, em discurso proferido na ocasião.

Voltado para delegados, agentes, peritos, investigadores, policiais militares e escrivães, o curso teve início em julho de 2009. Durante o período, os participantes receberam aulas práticas e teóricas sobre gestão estratégica, políticas públicas, direitos humanos, entre outras disciplinas. “Hoje me sinto mais valorizado e preparado para lidar com as técnicas policiais e com a população", afirmou o major Silveira, um dos formandos.

A inovação desta terceira etapa foi a inclusão do módulo Gestão em Investigação, onde foram ministrados conhecimentos nas áreas de inteligência policial e de técnicas e procedimentos para a realização de inquéritos. “Isso agrega valores de gestão e valorização da nossa polícia, fazendo dos policiais qualificados, aos quais chamamos de lideranças intermediárias, multiplicadores dos novos conhecimentos. O que cria uma cultura de atualização policial e integra toda a corporação”, destacou o delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo.

O programa teve início em julho de 2007. Desde então, já foram realizados 20 cursos para 24 turmas, beneficiando 1.153 policiais. A iniciativa soma-se a uma série de ações empreendidas pelo Governo do Estado para a modernização e fortalecimento da Segurança Pública na Bahia, a exemplo da aquisição de 1.688 viaturas, aumento de recursos em 20% nos últimos três anos, passando de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,9 bilhão, e a incorporação de 3.325 novos soldados.

Além disso, destaca-se, justamente, a capacitação de 17.781 profissionais (14.536 policiais militares, 2.212 policiais civis e 1.033 agentes da Polícia Técnica). “A Bahia está numa fase evolutiva do processo de capacitação para todos os policiais, sejam eles investigadores ou condutores de viaturas. Diante disso, estamos cumprindo nossas metas de qualificação para oferecer a toda população baiana serviços aprimorados de segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Nilton Mascarenhas.

Publicada às 16h20
Atualizada às 17h55