Após conhecer o projeto das unidades compactas de atendimento ao cidadão da rede SAC, o Ponto Cidadão, e visitar o SAC do Salvador Shopping, nesta sexta-feira (28), o representante do Ministério do Trabalho da República Dominicana, Manuel Robles, confirmou a intenção do governo de realizar projeto semelhante em seu país. A expansão do modelo se dará por meio de convênio de cooperação técnica a ser assinado com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). “É o que queremos fazer em nosso país”, disse Robles.

A cooperação técnica prevê também a transferência de conhecimento e tecnologia de gestão do SineBahia, o programa de intermediação de mão-de-obra do estado, executado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). Durante a visita à Bahia, Robles participou de reunião com o secretário da Administração, Manoel Vitório, e o chefe de Gabinete da Setre, Elias Dourado, além de representantes das duas secretarias.

O Ponto Cidadão, unidade compacta do SAC, será referência para a implantação de postos de atendimento da República Dominicana. A unidade atende municípios de pequeno e médios portes, ampliando a capilaridade da rede SAC, antes restritas aos maiores centros urbanos do estado e capital. A Bahia já implantou sete postos do Ponto Cidadão para a emissão de documentos básicos de cidadania, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais e CPF.

Quando implantado na República Dominicana, o projeto oferecerá, entre outros serviços, emissão de passaporte, documento de habilitação, de antecedentes criminais e de registro de empresas e patentes. “Estamos interessados em aprender com esta experiência da Bahia, com serviços integrados num só lugar. Esta visita é para conhecer com mais detalhes o funcionamento do posto para aplicar em nosso país”, explicou Robles. Ele esteve no SAC Salvador Shopping acompanhado da assessora da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), Elba Andrade.

Interesse por mais cinco projetos

Segundo Robles, foi assinado um convênio marco entre as duas nações, por meio da Agência Brasileira de Cooperação. Além do SAC, outros cinco projetos estão em andamento para transferência de modelo. “Estamos interessados por projetos desenvolvidos nas áreas de eficientização energética, qualidade do serviço público, SineBahia e também o Sebrae”.

A participação do SAC na missão é fruto de visitas da gerente presidencial de governo eletrônico da República Dominicana, Fátima Mora, ao Brasil, realizada em maio de 2007, e de outras autoridades durante o Congresso Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), realizado no ano passado. Fátima Mora conheceu a proposta do SAC e o Programa Você Cidadão, que executa a reestruturação da rede. Segundo Robles, “o governo dominicano está muito agradecido. Temos muita expectativa que a cooperação vai fortalecer a relação entre as nações”.