Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado, foi a cidade escolhida para encerrar, na terça-feira (11), as seis Plenárias Regionais do Trabalho Decente que antecedem a 2ª Conferência Estadual. O encontro será realizado no auditório da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR).

Para a 2ª Conferência Estadual do Trabalho Decente, prevista para os dias 27 e 28 deste mês, no Hotel Bahia Sol, em Salvador, estão sendo esperadas 400 pessoas, sendo 188 delegados eleitos nas plenárias. “Compreendemos que essa participação favorece a área do trabalho, da saúde e diversas outras áreas da gestão pública”, observa o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos.

Os delegados regionais foram escolhidos durante as plenárias regionais que acontecem desde o dia 28 de abril. O início foi em Itabuna, seguindo pelos municípios de Feira de Santana, Barreiras, São Sebastião do Passé e Juazeiro.

Durante as plenárias entram em debate os eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente, que são Erradicação do Trabalho Escravo, Erradicação do Trabalho Infantil, Segurança e Saúde do Trabalhador, Promoção da Igualdade, Serviço Público, Juventude, Trabalho Doméstico e Empregos Verdes. A Agenda Bahia foi formalizada no estado com as prioridades estabelecidas e divididas em oito câmaras temáticas, sendo coordenada pela Setre.

No encontro estadual, as discussões vão girar sobre temas como a implantação do Programa Bahia do Trabalho Decente, a efetividade do diálogo social tripartite (governo, empregados e empregadores) e a transversalidade do trabalho decente nas políticas públicas estaduais.

“A Agenda de Trabalho Decente não é inovadora, mas é uma abordagem nova para problemas e reivindicações antigas, que o Governo da Bahia adotou como medida que articula as diversas instituições governamentais e não-governamentais, interagindo para avançar na agenda do trabalho”, esclarece Nilton Vasconcelos.

Caravanas

Ainda na proposta do Governo do Estado em dar uma maior visibilidade ao conceito de Trabalho Decente por todos os segmentos da sociedade, a Setre está realizando, paralelamente, os seminários da Agenda Bahia, nas faculdades e universidades da capital. Os encontros já foram realizados nas universidades particulares Unifacs, Unijorge e Unime. Na próxima quarta (12), a caravana chega pela manhã (9h às 12h) à Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Canela. No dia seguinte, também pela manhã, e no dia 20, em horário a ser definido, o grupo será recebido pelos alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula.

O principal objetivo da caravana é a consolidação da presença da universidade nas discussões sobre o mundo do trabalho, com foco nos principais eixos da agenda. A Setre realiza esta ação por entender que está presente nas universidades uma significativa parcela dos futuros trabalhadores, empregadores e gestores públicos.

São objetos de abordagens pelos alunos e integrantes da caravana, temas como empregos verdes, economia solidária, comércio justo, proteção social dos trabalhadores, trabalho doméstico, trabalho e família, precarização do trabalho formal e equidade de gênero no mercado de trabalho.