De 25 a 29 deste mês, a Secretaria Estadual do Turismo e a Bahiatursa promovem, em parceira com o Hotel Intercontinental de Miami, um festival de culinária baiana nos Estados Unidos. Serão cinco dias de almoços e jantares temáticos da Bahia. Acarajé, bobó de camarão, moqueca, caruru, vatapá, farofa de dendê e abará são algumas das delícias tradicionais que farão parte do cardápio.

A chef brasileira Deborah Rosalém, que já atua há 15 anos no mercado gastronômico da Flórida, vai ser a responsável pelo desenvolvimento do menu baiano voltado ao paladar dos norte-americanos. “As receitas precisam ser levemente modificadas, com menos dendê e pimenta. Eles ficam maravilhados com as cores e a textura marcante da comida baiana”, disse.

Para a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, apresentar a culinária baiana ao público internacional é convidar essas pessoas a vivenciarem um pouco da história e da cultura da Bahia. “A gastronomia é memória e ocupa um grande espaço no imaginário da cada um. Através dos sabores podemos instigar o turista a conhecer e descobrir o nosso estado”, afirmou.

Ainda este ano, o festival gastronômico vai acontecer também em outras cidades dos EUA. “Nosso objetivo, com essas novas ações, é fomentar a promoção da Bahia, visando o aumento do fluxo turístico desse mercado, além do empenho para manter os voos regulares da American Airlines, de Miami para Salvador”, explicou a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana Decat França.

Quem participar do festival vai poder levar para casa um livro com as melhores receitas da culinária típica da Bahia. A publicação foi editada em inglês, português e espanhol. O livro foi desenvolvido em parceria com o Senac.