O Programa de Qualificação Empresarial em Turismo capacitou mais 31 micro e pequenos empresários de Salvador, Praia do Forte, Imbassaí, Arembepe e Vera Cruz. Donos de agências de viagens, restaurantes, bares, hotéis e pousadas participaram do Empretec, seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e ministrado por profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).

A programação do curso teve duração de 60 horas, distribuídas em oito horas diárias, onde os participantes eram orientados a identificar os potenciais empreendedores e trabalhar os pontos fortes e fracos individualmente. Os certificados de conclusão do módulo empresarial foram entregues no sábado (22), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

O programa – que busca o fortalecimento das características empreendedoras de cada organização – capacita profissionais de 660 micro e pequenas empresas. Os empresários participantes dos cursos integram o Clube de Excelência do Turismo. Até o final do ano, 20 mil profissionais de todas as regiões turísticas da Bahia terão concluído a capacitação.

De acordo com a diretora de Qualificação da Setur, Sulamita Farias, a iniciativa dos empreendedores de participar do Empretec demonstra a vontade dos empresários do setor de se qualificarem. “Este é um programa reconhecido nacionalmente. Apesar do ritmo intenso do curso, quem se qualifica tem a oportunidade de fazer a diferença e oferecer um melhor serviço turístico”, comenta.

A empresária Wilka Carvalho, dona de uma agência de turismo, festeja a conclusão do curso e diz que agora tem outra visão do que é ser empresário. “Eu achei muito bom participar do Empretec, pois o curso mostra a cada empresário os detalhes que não percebemos no dia-a-dia.

Objetivo
Segundo o secretário estadual de Turismo, Antonio Carlos Tramm, o objetivo do programa é melhorar a qualidade dos serviços e do atendimento oferecidos a quem visita o Estado. A iniciativa também faz parte dos preparativos do governo baiano para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Em três anos os investimentos em qualificação da Setur representaram R$ 17 milhões. Os principais parceiros na execução dos projetos são o Sebrae, o Senac e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Eles foram indicados pelos empresários que participam do Clube de Excelência no Turismo, que também estão em processo de capacitação pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Setur.

Ainda este ano, cerca de nove mil trabalhadores do setor de turismo participarão de cursos com até 200 horas de duração. Serão oferecidos treinamentos para garçons, camareiras, guias de turismo, cozinheiros, recepcionistas, entre outros profissionais. Os cursos serão divididos em quase 400 turmas.