Os acordes inconfundíveis dos instrumentos percussivos e de sopro vão ganhar as ruas do centro de Salvador nesta sexta-feira (2), durante as comemorações do Dois de Julho. Vestidos a caráter com os uniformes das fanfarras, 900 estudantes da rede estadual de ensino desfilam no cortejo cívico, distribuídos em 13 fanfarras, sendo sete pela manhã e seis à tarde.

Antes de colorir as ruas, os estudantes vão se encontrar nas escolas e depois serão conduzidos à Lapinha e Ladeira da Praça, locais de concentração do desfile. No caso dos estudantes que desfilarão pela manhã, o dia começa bem cedo. A partir de 5h eles começam a chegar às escolas para se prepararem para o desfile.

“A arrumação não é uma coisa fácil. Tem que vestir o uniforme; as meninas se maquiam, fazem penteados iguais, tem que colocar a banda em forma para testar a uniformidade. No caso da Fanfarra do Instituto Central de Educação Isaías Alves (Faniceia), ainda temos a tradição de cantar a oração de São Francisco antes de qualquer saída”, explica a presidente do Instituto, Noélia Felix.

Pioneira na rede estadual, a Faniceia tem um motivo a mais para comemorar a Independência da Bahia. Celebra, também, os 60 anos de criação da fanfarra. “Participar do 2 de Julho para nós é muito importante. Mesmo para quem já desfila há mais tempo, tem um sentido especial. É o momento de testarmos tudo que treinamos o ano inteiro. É quando tentamos atingir a perfeição”, avalia o vice-presidente da fanfarra e ex-aluno do Iceia, Roberto Santos Silva, 22 anos, que integra, também, o corpo musical da instituição.

Recursos garantem revitalização e implantação de novas fanfarras

Como o desfile dura em média 4 horas, as escolas receberam recursos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para a compra de água e lanche, que serão distribuídos entre os estudantes durante todo o percurso. Além disso, parte da verba foi destinada à aquisição de materiais de reposição como baquetas, peles, bocais de corneta, napas para forrar instrumentos e outros materiais. A Secretaria da Educação entregou também instrumentos musicais para fanfarras de 55 unidades escolares.

Cada módulo de fanfarra, composto por 49 instrumentos (incluindo bumbos, caixas, congas, cornetas, cornetões, bombardinos, meia-lua de pandeiro, surdos, pratos e timbaus), foi entregue a 29 escolas, onde as fanfarras serão criadas. Outras 26 unidades escolares terão suas fanfarras revitalizadas com os novos equipamentos. A ação faz parte do projeto Fanfarras Escolares no Compasso da Juventude, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Esse movimento de implantação e revitalização das fanfarras – que visa fomentar o aprendizado musical e envolver os jovens no ambiente escolar – teve na sua primeira fase um orçamento de R$ 600 mil do Tesouro Estadual. Para o próximo ano, estão previstos da ordem de R$ 2 milhões.

Fanfarra do Iceia

Antes de virar fanfarra, o corpo musical da Escola Feminista Isaías Alves era uma banda marcial, composta só por mulheres. Em todos os desfiles, lá estava a banda com as meninas vestidas no tradicional uniforme que constava de saia azul pregueada, blusa branca e gravatinha azul marinho. Depois veio o uniforme de gala, todo vermelho com detalhes azul e branco.

Quando a escola foi transformada no Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia) e passou a ser mista, a banda marcial virou uma fanfarra. À época, ao lado da fanfarra da Escola Técnica, ela figurava como a maior da cidade. “Já chegou a ter 150 integrantes”, conta a presidente da Faniceia, Noélia Félix. Atualmente, a fanfarra do Iceia conta com 120 integrantes, mas, apenas 70 participarão do desfile do Dois de Julho. Ao longo de sua história, já ganhou vários campeonatos estaduais.

Escolas que mandarão fanfarras para o desfile

Turno matutino
Concentração às 7h30, na Lapinha, seguindo até a Praça da Sé

Colégio Estadual Duque de Caxias
Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira
Colégio Estadual Raphael Serravale
Centro Educacional Carneiro Ribeiro Escola Parque
Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho
Colégio Estadual Dinah Gonçalve
Escola Estadual de 1º Grau Ana Bernardes

Turno vespertino
Concentração às 13h30, na Ladeira da Praça, seguindo até o Campo Grande

Instituto Central de Educação Isaías Alves
Escola Estadual Severino Vieira
Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Colégio Estadual Polivalente San Diego
Colégio Estadual Kleber Pacheco
Colégio Estadual Américo Simas