A Secretaria da Administração (Saeb) utilizou a receita de R$ 1,7 milhão oriunda dos leilões públicos de sucata, realizados no ano de 2009, na compra – a preços médios de R$ 37 mil – de 46 novos veículos para renovação da frota das áreas da saúde, segurança pública, agricultura e administração.

O segundo lote de veículos, composto por 22 carros oficiais, será entregue pela Saeb, na próxima segunda-feira (7), às secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesab). Os veículos foram adquiridos na modalidade de pregão eletrônico, considerada mais vantajosa para o erário, por gerar uma economia média de 14% do custo final dos veículos em comparação à última compra efetivada pelo estado.

Os carros que comporão a nova frota são caminhonetes e veículos de médio porte. A renovação da frota de veículos do estado com recursos provenientes de leilões públicos tem relação direta com a política de bom uso dos recursos públicos, empreendida pelo programa de qualificação do gasto público Compromisso Bahia.

A medida tem amparo legal no Decreto Estadual 11.335/2008, que institui o corte sistemático de desperdícios na máquina pública e a reaplicação dos recursos economizados em benefício da administração estadual.

“Este é o segundo lote de veículos que entregamos à máquina administrativa a partir da utilização de recursos conquistados com a venda de sucatas e de bens inservíveis ao estado”, explica o secretário da Administração Manoel Vitório, lembrando que a qualificação do gasto público empreende ações de corte e qualificação do gasto nas áreas de licitação, custeio e recursos humanos.

Os novos veículos serão entregues, às 11h30, no Departamento de Apoio Logístico da Polícia Militar, no Centro Administrativo da Bahia, com a presença dos secretários da Saúde, Jorge Solla, da Segurança Pública, César Nunes, e da Administração. A distribuição dos novos carros foi feita a partir da necessidade de ampliação e renovação dos veículos das unidades da administração pública.