Cerca de 40 servidores participaram na quinta-feira (17), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, do curso de capacitação para acompanhamento diário do consumo de água e energia em cerca de 400 prédios da administração pública estadual. Esta é a segunda etapa do Projeto de Eficientização de água e energia dos prédios públicos, que traz a nova versão do sistema Aguapura Vianet, com o aumento da capacidade de armazenamento das informações coletadas e aprimoramento das funcionalidades já existentes.

O software foi desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e utilizado pelo Governo do Estado, para, junto a outras ações coordenadas pela Secretaria da Administração (Saeb), colaborar com o Programa Compromisso Bahia de Qualificação do Gasto Público, que baseia-se no corte de gastos considerados desnecessários.

Com ações como esta, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) registrou redução de gastos com energia elétrica em cerca de cinco mil prédios públicos que compõem a administração estadual direta e indireta. A economia, da ordem de R$ 9 milhões, é resultado das medidas de racionalização efetuadas no período de janeiro a dezembro de 2009.

O Vianet é um sistema que busca antecipar soluções para problemas comuns em instalações hidráulicas e elétricas, no qual o Ecotime, responsável pela coleta das medições de água e energia, consegue visualizar por meio de gráficos o consumo diário de sua unidade. Com a interpretação desses gráficos, o gestor pode identificar elevações de consumo de água e energia e investigar internamente a sua causa.

A redução de gastos com estes itens de consumo integra as ações empreendidas pelo Compromisso Bahia, que já registra economia global de R$ 455 milhões com o combate de desperdício na máquina pública. O programa prevê o combate à perda especialmente nas áreas de Licitação, Recursos Humanos e Custeio, com reinvestimento dos valores retidos na própria administração estadual. O objetivo é promover uma redução de custos e maior eficiência e controle gerencial nos gastos públicos.