LOCAL: município de Barra do Choça, no território de identidade de Vitória da Conquista, a 537 quilômetros de Salvador.
DATA: 16.06.10 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: abertura da 12ª Semana do Café.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: promovido pela Prefeitura Municipal de Barra do Choça e apoiado pelo Governo do Estado, tem como objetivo discutir as tendências mundiais da cultura do café, por meio da difusão de tecnologias voltadas para uma produção mais regular e sustentável, com vistas a facilitação e dinamização do trabalho do agricultor. A 12a Semana do Café, que acontece entre os dias 16 e 19 de junho na central de abastecimento, pretende mostrar aos produtores as experiências exitosas na produção, o processamento e comercialização do café e demais produtos agropecuários, a exemplo de inhame, pimenta, plantas medicinais, banana, cana-de-açúcar, leite, morango, abacaxi, palmito e flores. Informações sobre linhas de créditos, revigoramento e infra-estrutura agrícola também serão abordados no encontro.

PROGRAMAÇÃO: durante quatro dias, o evento será palco de discussões e debates, por meio da apresentação dos resultados obtidos com pesquisa e extensão rural, proporcionando troca de experiências entre os produtores. A programação consta de palestras, atividades de campo e mini-cursos, além da exposição de máquinas e produtos agrícolas da cafeicultura. A organização estima a participação de mais de três mil pessoas. Neste ano, o encerramento da Semana do Café marca o início da programação do São João 2010 em Barra do Choça.

PÚBLICO ALVO: produtores rurais, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas, pesquisadores, industriais, comerciantes, investidores, representantes de instituições financeiras, organizações governamentais, não-governamentais e acadêmicas.

CAFEICULTURA: a economia de Barra do Choça é centrada na cafeicultura, com 25 milhões de plantas em pleno potencial produtivo e uma colheita de 250 mil sacas por ano. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, o município é líder na cultura do café no Planalto de Conquista e maior produtor do norte-nordeste do país, gerando cerca de 20 mil empregos diretos na colheita e seis mil indiretos na entressafra. O café de Barra do Choça já foi premiado em concursos nacionais e estaduais

HISTÓRICO: de acordo com a prefeitura, o primeiro evento municipal ligado à agropecuária ocorreu no ano de 1998 – a 1ª Semana do Café, quando se fez necessário discutir as políticas cafeeiras, não somente da região, mas de todo o país. Isso ocorreu em razão da séria crise pela qual passava a atividade naquele momento. Diante disso, o município tomou a iniciativa de realizar um evento com abrangência nacional, em parceria com órgãos governamentais e não-governamentais, instituições financeiras e de ensino, empresas privadas, associações e cooperativas, como forma de alavancar a economia.

BARRA DO CHOÇA: com extensão territorial de 778 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 31.527 habitantes. A cidade foi emancipada em 1962 e a prefeitura é comandada atualmente por Oberdam Dias.