A velocidade do avanço da tecnologia faz com que computadores se tornem obsoletos ainda em bom estado. Muitas vezes, compramos um computador novo e ficamos sem saber o que fazer com o outro, que tem um pequeno defeito, mas que o custo para o conserto não compensa.

O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) é um instrumento que combate o lixo tecnológico usando como ferramenta a inclusão sociodigital. Isso porque, para quem precisa de um equipamento para uso simples, como redação de texto e acesso à internet, pode ser atendido por uma máquina com configurações básicas.

Funciona assim: a pessoa ou empresa que tem um computador fora de uso faz a doação na Fábrica da Cidadania, em Lauro de Freitas. O equipamento pode estar funcionando ou quebrado. Os técnicos e os alunos formados em cursos de capacitação avaliam quais as peças que podem ser reutilizadas e montam novos computadores.

Em média, para fazer um computador bom para uso são usadas peças de três ou quatro doados. Depois que memória, discos, processadores e monitores são reutilizados, as peças que não têm mais utilidade são encaminhadas para locais que retiram metais pesados e outros elementos que podem ser reciclados. Ganha o meio ambiente e também a comunidade.

Estudantes de escolas públicas de Lauro de Freitas, muitos deles de famílias carentes e ávidos por encontrar uma vaga no mercado de trabalho, aprendem a consertar computador e a exercer plenamente a cidadania no CRC, uma parceria da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), prefeitura e Ministério do Planejamento, através do Projeto Computadores para Inclusão (Projeto CI).

São quase 30 jovens que iniciaram em março deste ano a formação na recuperação de computador. Ao final do curso, com uma carga de 380 horas, sendo 180 de estágio no próprio centro, todos eles estarão aptos a atuar no mercado de trabalho, podendo, inclusive, montar sua própria oficina de reparos de computador.

Outra turma de 30 estudantes de escolas públicas de Lauro de Freitas vai começar a capacitação no dia cinco de junho, quando haverá uma aula magna de apresentação das ações do CRC à sociedade.

Inclusão digital

Os computadores recondicionados são enviados a instituições de inclusão digital (telecentros, escolas, bibliotecas) determinadas pelo Ministério do Planejamento.

Até agora, cinco instituições na Bahia foram beneficiadas com o kit recondicionado. A Biblioteca Pública Municipal Adonias Filhos, em Ilhéus, já recebeu os equipamentos. As outras quatro podem retirar o kit quando quiser – Prefeitura Municipal de Riacho de Santana, a Fundação Cultural Ajagunã, em Lauro de Freitas, a Associação Cultural e Ecológica Estela Chaves, em Porto Seguro, e a Associação Beneficente Comunitária dos Moradores do Bairro do Cristo Rei, em Simões Filho.

Para solicitar os computadores recondicionados, a instituição deve preencher um formulário no site Computadores para Inclusão.

Para doar, basta ir ao Centro de Recondicionamento de Computadores da Bahia, que fica na rua Leonardo B. da Silva, Lote 8, Fábrica da Cidadania, Lauro de Freitas, telefone (71) 3379-7326 e e-mail crcbahia@secti.ba.gov.br.