Técnicas de como captar novos clientes, recuperar créditos e orientações sobre as novas regras no setor de microcrédito no Brasil são alguns dos temas que serão debatidos até a próxima sexta-feira (11), no Encontro Regional de Agentes do Crédito do CrediBahia, que começou nesta quarta (9), em Feira de Santana.

Realizado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e o Sebrae, o encontro faz parte de uma série de ações que tem por objetivo qualificar os agentes de crédito e realizar um nivelamento de informações entre os municípios participantes.

Este é o segundo encontro de uma série de oito, e conta com a participação dos agentes das cidades de Água Fria, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cruz das Almas, Feira de Santana, Governador Mangabeira, Ipecaetá, Irará, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara e Terra Nova. O primeiro foi realizado em Salvador, no mês de maio.

Desempenho
De acordo com Antônio Pimenta, coordenador técnico do CrediBahia, a atividade tem a proposta de colaborar com o aumento do desempenho dos agentes e possibilitar que estes profissionais apresentem as suas habilidades e troquem experiências. “Cada agente tem uma forma de lidar com o cliente, por isso ,a importância da capacitação para nivelar os conhecimentos. Mas, acima de tudo, para que os casos de sucesso sejam compartilhados”.

Além das novas regras, os agentes de créditos estão sendo capacitados para orientar os clientes sobre os direitos do Empreendedor Individual, regulamentados pela lei complementar 128/2008, estimular à formação de grupo ou aval solidário e ainda o conceito, dimensão e composição do setor informal e de trabalho decente.

Agente de crédito há cinco anos, do posto de atendimento de Santo Antônio de Jesus, Cleberson Freitas afirma que o encontro regional possibilita uma maior interação entre os agentes e uma maior aproximação com os seus respectivos coordenadores. “Este evento é fundamental para que possamos avaliar as nossas ações de uma forma geral e possamos tratar das questões específicas de nossa cidade. Além disso, é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos”.

Até o final do ano devem ser realizados mais seis encontros, contemplando todos os agentes dos 179 postos de atendimentos do CrediBahia. O próximo Encontro Regional de Agentes de Crédito do CrediBahia será entre os dias 7 e 9 de julho, na cidade de Irecê, no sudoeste do estado.