Os municípios do Recôncavo Baiano já estão na expectativa para mais uma comemoração da independência da Bahia, que começa nesta sexta-feira (25), com a transferência da capital da Bahia para a cidade de Cachoeira. A Fundação Pedro Calmon, em parceria com o SAC Móvel, realiza entre os dias 25 e 10 de julho uma série de atividades para celebrar a data.

A programação contará com oficinas de leitura, contação de histórias e performances literárias e será realizada nas cidades que integram a Rota da Independência: Cachoeira (25 a 28), Muritiba (29 e 30), Governador Mangabeira (1° e 2 de julho), Maragojipe (3 e 4), São Francisco do Conde (5 e 6), Santo Amaro (7 e 8) e São Gonçalo dos Campos (9 e 10).

O Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL) promove performance poética com Márcio Carvalho e distribuição de kits-livros para instituições culturais de todas as cidades da rota. Já a Diretoria de Arquivos (Diarq) distribui livreto e mapa da independência durante a programação.

Será lançada ainda uma edição especial da Folha Literária, informativo gratuito da Fundação Pedro Calmon e Empresa Gráfica da Bahia (Egba), que destaca produções literárias sobre o Dois de Julho e a Copa do Mundo, que mobiliza a todos neste período.

Este é o terceiro ano que a Fundação Pedro Calmon promove atividades culturais nas cidades da Rota da Independência, em parceria com o SAC Móvel. A programação literária acontece durante o período em que o público aguarda para retirar seus documentos. Neste momento, as pessoas são contempladas com recitais de poesia, palestras, exibição de filmes, contação de histórias (público infantil) e um variado acervo literário, com livros, jornais e revistas, que estarão disponíveis gratuitamente para os leitores.