O projeto “Cinema, Capoeira e Samba”, da Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola – promove na próxima sexta-feira (25) mais uma sessão gratuita de cinema no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, quando será exibido, a partir das 19h, o documentário “Tupinambalalá e Tupinambá”, de José Américo da Silva.

O evento é realizado todas as últimas sextas-feiras de cada mês e exibe filmes e documentários em DVD sobre a capoeira e aspectos da história e da cultura baianas. Depois da projeção é realizada uma roda de samba tradicional com o Grupo Botequim, que co-realiza o evento.

O Forte de Santo Antônio Além do Carmo é tombado e administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura (Secult), do Governo do Estado. Está localizado na Praça Barão do Triunfo, s/n, mais conhecida como Largo de Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador e fica aberto à visitação pública.

Além da Academia de João Pequeno de Pastinha funcionam no Forte mais seis academias: a Fundação Mestre Bimba, o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho, a Academia de Capoeira Angola da Bahia, o Grupo de Capoeira Angola Pai e Filho, a Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos e o Centro de Cultura da Capoeira Tradicional Bahiana. Durante toda a semana os Mestres das sete academias dão aulas de capoeira e nas terças e quintas à noite e aos sábados pela tarde, organizam as rodas de capoeira, abertas ao público.

O Forte de Santo Antônio Além do Carmo mantém ainda a Biblioteca Luís Gama com livros e revistas sobre capoeira, História da Bahia e do Brasil, além de publicações sobre Arte e Cultura e a Videoteca Manuel Querino, que reúne rico acervo em CD e DVD, principalmente sobre a capoeira. Tanto a biblioteca quanto a videoteca funcionam no horário administrativo das 9 às 12h e das 13 às 18h. Também neste horário pode ser visitada a Galeria dos Mestres, no andar superior do Forte.

Para outras informações sobre o Forte de Santo Antônio Além do Carmo visite o blog e sobre o projeto “Cinema, Capoeira e Samba” é só ligar para (71) 3323-0708, 8115-9235 ou 8746-6141.