A Fundação Pedro Calmon, órgão da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult), por intermédio da Biblioteca de Extensão e do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, promove de sábado a segunda-feira (3 a 5), na Praça do Campo Grande, das 9h às 19h, o projeto “Ao Pé do Caboclo”.

A promoção assegura aos baianos e visitantes, a oportunidade para entrar em contato com o universo dos livros, incentivando o gosto pela leitura, pelos recitais de poesias e histórias.

Em volta do monumento em homenagem ao 2 de Julho, no centro da praça, bem ao “pé do caboclo”, haverá feira de livros, performances e declamação de poesias com Marcos Peralta e os Poetas da Praça, sob a coordenação do poeta Pedro César Dórea Luz.

Além da Biblioteca de Extensão, com cerca de 300 livros de diversos gêneros da literatura, jornais e revistas, haverá a participação do arte-educador e escritor Jorge Conceição, que reconta e recria, para o universo infanto-juvenil, a Estrada da Liberdade, por onde passaram os nossos heróis da Independência.

O objetivo da programação é divulgar o livro, a literatura e o incentivo à leitura, além de valorizar a data máxima da Bahia, o 2 de Julho. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Gregório de Matos e a Prefeitura de Salvador e apresenta nos dias 3 e 4, das 16 às 17h, recitais com os Poetas da Praça e apresentação musical da Camerata Castro Alves.

Ainda no dia 4, das 8h às 12h, haverá oficinas de criação literária e roda de poesia, com o poeta Marcos Peralta; o professor e escritor Jorge Conceição realizará atividade de reconto com a temática “O boi multicor reconta e recria a Estrada da Liberdade”, das 16h30 às 18h. No dia 5, das 16 às 17h, haverá performances com o poeta Marcos Peralta.