A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai outorgar o título de Professor Emérito à docente Eneida de Moraes Marcílio Cerqueira, em reconhecimento aos serviços prestados à ciência e à própria Instituição. A Uefs espera contar com a presença da comunidade no ato solene, que acontecerá no dia 8 de julho, às 16h, no anfiteatro do campus universitário.

Eneida Cerqueira aposentou-se em 2007 após 29 anos de serviços prestados à Uefs. Na época, ela exercia a função de pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Natural de Fortaleza, ela é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e fez doutorado e pós-doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (USP).

Além de professora do quadro permanente do Mestrado em Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, ao longo de sua carreira acadêmica Eneida exerceu várias funções, dentre elas, a de integrante da Comissão Interna de Biossegurança do Núcleo de Prevenção e Controle de Câncer Cérvico Uterino e Mama, do Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Bioética, do Conselho Administrativo, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Com formação complementar em assuntos relacionados à Genética, por meio de cursos e atividades realizadas na Bahia e em outros estados, a professora possui uma série de prêmios e títulos, como o Prêmio Dulce Castellar, da Sociedade Brasileira de Citopatologia e o Prêmio Mandacaru de Iniciação Científica, concedido pela Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica.

O reconhecimento dos serviços prestados pela professora da Uefs transcende os muros da academia. Em 2007, a comunidade de Feira de Santana, por intermédio da Câmara de Vereadores, concedeu à professora o título de Cidadã Feirense e a Comenda Áureo Filho.