A Bahia teve uma destacada atuação nos temas Formação e Valorização Profissional, Futebol, Esporte de Alto Rendimento e Esporte e Economia, durante a 3ª Conferência Nacional do Esporte, que terminou no domingo (6), em Brasília, quando foram finalizadas as propostas de políticas públicas para construção do Plano Decenal do Esporte e Lazer – 10 Pontos em 10 Anos que Vão Projetar o Brasil Entre os 10 Mais.

Presentes ao encontro, 1.072 delegados de 27 estados do Brasil abordaram ainda outros temas, como Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Ciência, Tecnologia e Informação; Esporte, Lazer e Educação; Infraestrutura Esportiva e Esporte; Saúde e Qualidade de Vida. A proposta do plano decenal é criar em todo o país uma cultura do esporte, tornando-se uma política de estado e não mais uma política de governo.

Para o coordenador de Esporte da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Marcos Pimentel, a presença dos baianos foi marcante. Ele informou que foram a Brasília 64 delegados – 54% representantes do interior, 36% da Região Metropolitana de Salvador e 10% da capital.

“Posso garantir que a área de esporte na Bahia está devidamente instrumentalizada, dentro do que ficou definido como ações e metas do plano decenal, o que deve se traduzir em medalhas e resultados nas Olimpíadas Rio 2016”, disse Pimentel.

As propostas dos baianos foram levantadas em 21 conferências municipais, cinco regionais e uma estadual, e construídas por mais de três mil pessoas da capital e interior. A consolidação das propostas aconteceu durante as reuniões realizadas no Clube Campomar, em Salvador.

‘Por um Time Chamado Brasil!’

A 3ª Conferência Nacional do Esporte começou em Brasília, na quinta-feira (3), e foi a maior já realizada. Mobilizou mais de 220 mil pessoas em sete meses de preparação, com 440 etapas municipais, 350 regionais e 650 livres, para levantar as propostas de todos os eixos temáticos que estavam em debate. O Plano Decenal do Esporte e Lazer aprovado será um poderoso instrumento de mobilização da comunidade esportiva, sintetizando as contribuições de 220 mil participantes na base.

No documento Por um Time Chamado Brasil!, o plano mostra os ‘10 pontos em 10 anos que vão projetar o Brasil entre os 10 mais’ e abarca o período em que o Brasil sediará a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A meta de chegar aos ‘10 mais’ está ligada a esse último evento, o mais importante do mundo, onde o Brasil historicamente não colhe bons resultados.