O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) iniciou a Operação São João, fiscalizando produtos típicos da época como canjica, milho, licor, além de fogos de artifício. Os fiscais visitam, até terça-feira (22), supermercados e barracas de fogos da capital e interior do estado. O objetivo é garantir que o consumidor não seja lesado com relação à pesagem dos alimentos e às informações que devem constar na etiqueta dos produtos.

Também estão sendo fiscalizados os produtos com a temática da Copa do Mundo como cornetas, roupas, bandeiras, máscaras, chapéus. Os fiscais verificam as embalagens, medidas e quantitativo dos produtos, nas lojas de ruas e shoppings.

A coordenadora da Operação São João, Cintia Lé, explica que a fiscalização verifica o aspecto formal, relativo à descrição da composição do produto, e o aspecto quantitativo, para avaliar se a quantidade indicada na embalagem corresponde à quantidade real. Os critérios se aplicam tanto aos produtos alimentícios quanto aos fogos.

Se for identificada alguma irregularidade, a empresa responsável pelo produto será autuada e terá 10 dias para recorrer. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Ibametro no 0800-071-1888.