Nesta sexta-feira (25), dia em que os baianos relembram a data magna, 25 de junho, marco nas lutas do processo de Independência da Bahia, os moradores de Cachoeira e outros municípios do Recôncavo são beneficiados com diversos serviços. Dentre esses, o SAC Móvel, vinculado à Secretaria Estadual da Administração, e a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Até esta segunda-feira (28), quem precisar emitir Carteira de Identidade (1ª e 2ª vias), CPF (1ª via) e Antecedentes Criminais pode comparecer ao SAC Móvel, que iniciou nesta sexta-feira (25), a Rota da Independência. A expectativa é que sejam atendidas, somente em Cachoeira, cerca de mil pessoas. A rota vai passar por mais seis cidades.

O atendente comercial, Luiz Gomes, 53 anos, afirmou que há mais de seis meses seu filho precisava da segunda via da Carteira de Identidade, mas tinha que se deslocar até Feira de Santana para fazer o documento. “É muito útil este serviço para a comunidade, porque não precisamos ir para outra cidade”, disse.

De Cachoeira, a Rota da Independência segue para Muritiba (29 e 30 de junho), Governador Mangabeira (1º e 2 de julho), Maragojipe (3 e 4 de julho), São Francisco do Conde (5 e 6 de julho), Santo Amaro (7 e 8 de julho) e São Gonçalo dos Campos (9 e 10 de julho).

Outro atendimento importante é o do Procon. O órgão distribui materiais informativos sobre o direito dos consumidores e responde as duvidas dos moradores.

Atividades educativas

Como parte da programação, estão sendo realizadas também atividades educativas para a comunidade e os visitantes. Na unidade móvel do Instituto do Meio Ambiente (IMA), vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, os interessados podem aprender como recolher e destinar material reciclável gerado pela festa junina do município.

Além disso, os moradores são conscientizados sobre a fiscalização participativa e do conhecimento sobre a legislação ambiental. As amigas Vânia Hora, 52 anos, e Simone Francischitti, 42 anos, professora e fisioterapeuta, respectivamente, em visita à cidade, foram conhecer de perto a unidade do IMA e ficaram interessadas sobre a preservação do meio ambiente. A professora Vânia gostou tanto da ação que revelou ter vontade de levar a oficina do IMA para a escola que ela ensina em Salvador. “É muito importante transmitir para os adolescentes esta consciência socioambiental. Mostrar para eles que vivemos neste ambiente e temos obrigação de cuidar bem dele”.

Como incentivo para as suas aulas, a professora recebeu do IMA um livro sobre os Biomas da Bahia e um caderno de Educação Ambiental . Elas também conheceram as ações de política pública do Estado para o meio ambiente, como o plantio de 30 mil mudas nativas da Mata Atlântica. Houve também oficina de material reciclável, como aproveitar materiais para criar brinquedos e objetos; oficina de origami; ouvidoria, atendimento ao público, em que a equipe prestará orientações sobre serviços e atribuições do IMA e receberá críticas e sugestões.

Já a Fundação Pedro Calmon, da Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com o SAC Móvel, realiza, até o próximo dia 10 de julho, uma série de atividades para celebrar a data magna de Cachoeira, nas cidades que integram a Rota da Independência. A programação inclui oficinas de leitura, contação de histórias, exibição de filmes e performances literárias. Ainda serão distribuídos kits livros para instituições culturais dos municípios, além de um livreto e mapa da independência, e lançada uma edição especial da Folha Literária, informativo que destacará produções literárias sobre o Dois de Julho.