O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpre uma extensa agenda em Salvador nesta quinta-feira (10). Toda a programação da visita foi anunciada durante entrevista coletiva, realizada, nesta quarta-feira (9), no auditório da Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF).

Falaram com a imprensa, representantes do Ministério da Cultura, da CEF, dos institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), das superintendências estaduais do Trabalho e da Habitação, além do Escritório de Referência do Centro Antigo da capital baiana.

Após desembarcar na Base Aérea, às 15h30, o presidente reinaugura, ao lado do governador Jaques Wagner e dos ministros Juca Ferreira (Cultura) e Márcio Fortes (Cidades), o Palácio Rio Branco, que teve a infraestrutura e o acervo artístico cultural totalmente restaurados, com investimentos de R$ 7,7 milhões.

Foram realizados serviços de restauração total da cobertura, com inserção de calhas e sobre forro, em fibra de vidro, para proteger o telhado das intempéries climáticas, recuperação estrutural de vigas, lajes e pilares que apresentavam oxidação de ferragens, e da estrutura metálica de sustentação da cúpula que estava ameaçada de desmoronamento.

Centro Antigo
Na ocasião, será lançado o Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador. O plano aponta estratégias de desenvolvimento sustentável para o Centro Antigo de Salvador. O estudo na região foi realizado durante dois anos em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco) e a colaboração de 600 pessoas da sociedade civil.

O documento apresenta 14 propostas de integração social e econômica, de habitação, cultura, turismo, meio ambiente, segurança e patrimônio para o Centro Antigo da cidade. Também será lançado o PAC Cidades Históricas, com investimento de R$ 692 milhões aplicados em 315 ações. O objetivo é o restauro e a recuperação do patrimônio cultural de 16 municípios baianos localizados do sertão ao Litoral Sul, da Chapada Diamantina ao Recôncavo.

De acordo com o superintendente do Iphan Bahia, Carlos Amorim, as ações previstas no PAC Cidades Históricas envolvem requalificação de espaços públicos, construção de terminais de transporte e equipamentos urbanos. Em Salvador, o presidente e o governador também participam da cerimônia de entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a 500 jovens.

Autorização para construção de moradias
Após a visita ao Palácio Rio Branco, o presidente assina autorização para a construção de mais 4.049 unidades habitacionais, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, totalizando mais de 41 mil imóveis na Bahia.

Segundo a superintendente estadual de Habitação, Liana Viveiros, os terrenos para as novas moradias serão doados pelo governo estadual. As residências ficarão em Salvador, Simões Filho, Brumado, Lauro de Freitas, Ilhéus e Dias D Ávila.