Em comemoração ao 145º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo (11 de junho), o comando do 2º Distrito Naval reuniu autoridades civis e militares, na manhã desta quinta-feira (10), para relembrar o ato histórico. Desfile de tropas, entrega de condecorações e uma salva de 17 tiros de canhão marcaram a solenidade da data magna da Marinha do Brasil.

“A Batalha do Riachuelo é um marco para a liberdade e a soberania do nosso país. Ao derrotar as forças inimigas, garantimos a manutenção da nossa liberdade como nação, daí a importância desta data e desta cerimônia”, afirmou o comandante do 2º Distrito Naval – que compreende Bahia, Sergipe e norte de Minas Gerais –, vice-almirante Carlos Autran de Oliveira.

Ocorrida em 11 de junho de 1865, às margens do Rio Riachuelo (afluente do Rio Paraguai), na Argentina, a batalha é tida como uma das mais importantes da Guerra do Paraguai, que envolveu, além deste país, a Tríplice Aliança vitoriosa formada pelo Brasil, a Argentina e o Uruguai. A esquadra, comandada pelo almirante Barroso, travou um combate de aproximadamente oito horas, destruindo a frota paraguaia.