Mais de 3 mil pessoas participaram, na tarde desta quinta-feira (10), de uma caminhada em defesa da implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, em Ilhéus. O evento contou com a presença de representantes de 160 entidades da sociedade civil organizada de Ilhéus e outros municípios da Bahia.

Líderes políticos e sindicais e empresários da rede hoteleira também marcharam pelas principais ruas do centro, pedindo “Porto Sul Já”. A mobilização, encerrada na Praça Dom Eduardo, ganhou a adesão de empresários e trabalhadores das lojas do centro comercial do município.

Os participantes da caminhada chamaram a atenção da população para a necessidade de garantir a execução do projeto, que de acordo com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vai significar um novo caminho para a economia baiana e, principalmente, regional.

“A região vai iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, trazendo geração de renda e novas perspectivas, sobretudo, aos jovens. Ilhéus, dentro deste contexto, será o município a representar essa mudança de perfil e a consolidação de um dos projetos mais promissores que a Bahia já abarcou”, enfatizou o prefeito.

O Complexo Intermodal Porto Sul é um projeto desenvolvido pelos governos estadual e federal, em parceria com a iniciativa privada, proposto pelo Governo da Bahia e que contempla a região com uma ferrovia, um aeroporto internacional, um porto off-shore e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Todos os equipamentos propostos no projeto serão instalados em área já delimitada, no litoral norte do município.

Geração de emprego e renda foi um dos principais pontos lembrados pelo deputado federal Geraldo Simões, presente à caminhada, juntamente com os deputados estaduais Capitão Fábio e Ângela Souza e o deputado federal Raymundo Veloso.