Apresentar conceitos e fundamentos, dialogando com os segmentos organizados da sociedade baiana. Essa é a intenção do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), ao organizar Debates Públicos para elaboração da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano – Bahia Urbana. O primeiro debate será realizado na próxima quinta-feira (10), a partir de 8h, na Câmara de Vereadores do município de Araci.

O evento possibilitará a participação direta do cidadão, que poderá expor qual a cidade que ele deseja para si, ajudando na construção da Bahia ideal. Segundo a superintendente de Planejamento e Gestão Territorial da Sedur, Graça Torreão, os debates oferecerão as informações básicas necessárias ao controle da sociedade sobre o processo de elaboração dessa política pública, consolidando o processo iniciado há três anos pelo Governo do Estado, que teve como principal conquista, até o momento, a criação do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA).

“A participação da população nos Debates é de extrema importância e confere legitimidade política e social nesse processo democrático. É por meio deste diálogo que cidadãos e técnicos do governo poderão analisar as prioridades que estabelecem uma cidade ideal”, enfatiza Torreão. Ao todo serão realizados nove Debates Públicos, que vão envolver os 26 territórios de identidade do estado.