O Governo do Estado vai elaborar projeto na área da segurança pública, cidadania e direitos humanos, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Brasil). As ações e diretrizes do projeto serão traçadas com base nas principais demandas existentes na Bahia nessas duas áreas, que serão levantadas pelas secretarias estaduais da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e da Segurança Pública (SSP).

Na terça-feira (08), um dos representantes do PNUD no Brasil, Frederico Lacerda, esteve reunido com a secretária da Justiça, Luciana Tannus, e com o chefe de gabinete da SSP, Arthur Gallas, para apresentar dois dos projetos já desenvolvidos no país – o Segurança Cidadã, que visa apoiar a política de segurança do governo federal, fortalecendo o estabelecimento do Sistema Único de Segurança Pública, e o Construindo Convivência e Segurança Cidadã, que aproveitou a oportunidade dos jogos pan-americanos de 2007 para promover a inclusão social e prevenção à violência.

Após serem avaliadas as prioridades, uma equipe composta pelas duas secretarias fará a apresentação do levantamento em Brasília, com a finalidade de identificar de que forma será feito o projeto.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, presente em 166 países. Trabalhando ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil, conecta países a conhecimentos, experiências e recursos.