Jovens de comunidades carentes de Salvador serão capacitados a partir dos convênios com os projetos do Programa Trilha/Jovens Baianos, no valor de R$ 8 milhões, assinados durante o evento Ações para a Juventude Negra, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), na segunda-feira (28), na Senzala do Barro Preto, no Curuzu.

Os programas e projetos beneficiados são o Educar para Construir, Didá Alamojú – Escola da Sabedoria, Pracatum – Música e Comunicação, TV Curuzu, Tambor Cidadão e Na Trilha da Cidadania. Dirigentes das entidades conveniadas agradeceram o Governo do Estado pela política de promoção da juventude.

Segundo o presidente da premiada ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), Eli Mansur, “dos 500 jovens inscritos nos cursos do Educar para Construir, 360 já vão entrar com carteira assinada”. A ONG promove qualificação profissional na área de construção civil.

A secretária Arany Santana informou que a missão da Sedes é desenvolver as políticas públicas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, além de executar programas de transferência de renda como Bolsa Família.

TV Curuzu 
O presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos ‘Vovô’, afirmou que TV Curuzu “vai contribuir para aumentar a presença dos negros na mídia”. O presidente da ONG Ação Pela Cidadania, André Actis, responsável pela capacitação dos jovens inseridos nos projetos TV Pelourinho, TV Itamaraju, TV Irecê e TV Curuzu, por meio de oficinas, garantiu repassar tecnologia com o objetivo de contribuir para a transformação da sociedade por meio da capacitação dos jovens.

A presidente da Associação Fábrica Cultural, a cantora Margareth Menezes, conclamou os jovens da Ribeira e adjacências a continuar participando do projeto e buscar o “lugar que lhes é de direito como cidadãos”.