Representantes do Território de Identidade Baixo Sul, da sociedade civil e do governo estiveram reunidos, na quarta-feira (9), no município de Valença, para avaliar as ações do Estado na região e aprofundar a discussão sobre os instrumentos de participação da sociedade nas políticas públicas.

O seminário Diálogos Territoriais é promovido pelo Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (Cappa), em parceria com a Coordenação Estadual de Territórios (CET), e apoio das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Serin), além das prefeituras municipais onde os encontros acontecem.

Aproveitando a oportunidade para avançar na gestão participativa de modo democrático e republicano, o Governo do Estado irá analisar as sugestões definidas pelos representantes territoriais, como prioritárias para o Baixo Sul, a fim de serem incluídas na Lei Orçamentária Anual de 2011.

Outro destaque do encontro foi o balanço das ações realizadas no território, nas diversas áreas, a exemplo da saúde, educação e geração de empregos. Além do Programa Saúde da Família ser ampliado, atingindo a marca de 76 equipes, o repasse do governo estadual para o programa alcançou R$ 4,1 milhões.

A redução do analfabetismo foi também um dos focos do governo no Território Baixo Sul. Por meio do programa Todos pela Educação (Topa), 8,7 mil pessoas foram alfabetizadas, e outras 18,1 mil estão em processo de alfabetização. Quanto a geração de empregos, surgiram mais de 1,5 mil novos postos de trabalho.

A sétima rodada segue até sexta-feira (11), com a realização dos Diálogos Territoriais nos Territórios Extremo Sul (Itamaraju), Vale do Jequiriçá (Valença) e Recôncavo (Cruz das Almas). Até o final deste mês o evento se estenderá a todos os 26 territórios. O cronograma completo está disponível no site da Seplan.