O professor de Literatura do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Antônio Brasileiro, tomou posse na Academia de Letras da Bahia na noite desta quinta-feira (10), na sede da instituição, localizada na Rua Joana Angélica, bairro Nazaré, em Salvador.

Com 65 anos de idade e 24 livros publicados, Antônio Brasileiro será o primeiro escritor, residente no interior do estado, a assumir uma cadeira na Academia de Letras, a mesma que foi de Jorge Amado e Zélia Gatai.

O professor é o criador do grupo Hera de Poesia, uma importante referência sobre a literatura da Bahia. “Estou muito feliz em assumir uma cadeira na Academia. Isso representa um reconhecimento ao meu trabalho”, disse o escritor que pretende continuar dando aula na Uefs.

Brasileiro é também artista plástico e um dos fundadores do Projeto Chocalho de Cabra, de Feira de Santana. O projeto, existente desde os anos 1970, consiste da reunião de artistas em locais públicos para a produção de obras de artes, possibilitando o contato do artista com pessoas de diversas camadas sociais.