A rede de monitoramento do clima vai ser ampliada na Bahia. Hoje, o registro histórico médio diário das principais variáveis meteorológicas (pressão atmosférica, radiação solar, chuva, vento, temperatura e umidade relativa do ar) é obtido por meio das 21 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) instaladas no estado.

Esse foi um dos principais destaques da programação da VII Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil, que acontece até esta sexta-feira (18), na sede do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia da Secretaria de Meio Ambiente, no Itaigara.

“E para melhorar ainda mais a qualidade das previsões numéricas e o monitoramento das condições climáticas estamos trabalhando para a aquisição de mais 72 plataformas e radares meteorológicos”, disse o diretor geral do Ingá, Wanderley Matos. Ele enfatizou que há dois meses, exatamente no período de fortes chuvas que caem em Salvador e em alguns municípios no interior, o Governo do Estado determinou a instalação de radares meteorológicos para facilitar e dar uma maior precisão nas previsões climáticas e, com isso, prevenir a população sobre os cuidados que devem ser tomados em determinadas ocasiões.

Conforme Wanderley, desde então, o Ingá tem trabalhado na capacitação dos técnicos e na formulação do termo de referência para a aquisição dos radares que deverão funcionar por meio de satélite. “Estamos pleiteando recursos do governo Federal para que, até 2011, esses radares já estejam funcionando”.

Nesta quinta (17), primeiro dia de evento, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Paulo Nobre, referência nacional e internacional em assuntos climáticos, realizou palestra sobre “As Previsões de Tempo e Clima Sazonal no Contexto das Mudanças Climáticas Globais”. Ele alertou para um dos maiores desafios que a humanidade terá de se defrontar nos próximos anos – as alterações climáticas. “O aumento de gases do efeito estufa, elevação das temperaturas, a multiplicação de episódios de seca e de inundações são sinais de que o processo está em curso”.

Boletim meteorológico
No final do evento será divulgado um relatório sobre a tendência climática do próximo trimestre (que vai de julho a setembro deste ano e coincide com a estação do inverno) no Nordeste. Técnicos dos nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) estão reunidos na sede do Ingá para elaborar este prognóstico climático e ainda fazer uma avaliação do comportamento do período chuvoso – entre outubro de 2009 e maio de 2010.

As Reuniões Climáticas são um fórum de discussão das condições dos oceanos e da atmosfera realizado pelos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, com a participação de representantes do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), representantes da Defesa Civil, Meio Ambiente, Agricultura, dentre outros órgãos. Essas reuniões, que acontecem desde 1993, já foram realizadas em mais seis estados nordestinos – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.