A previsão para capital baiana e região metropolitana, no final de semana (de sexta-feira a domingo), é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas devido à umidade que vem do Oceano Atlântico. Segundo o Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemba/Ingá), essas condições de tempo também são esperadas para as regiões do Recôncavo e nordeste, que deverão registrar temperaturas oscilando entre 20°C (mínima) e 29°C (máxima).

A proximidade da estação de inverno (a partir do dia 22 deste mês) indica declínio das temperaturas, principalmente em regiões serranas, a exemplo da Chapada Diamantina e sudoeste da Bahia, onde as mínimas poderão chegar até 13°C. O céu deverá manter-se parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas e isoladas.

O predomínio da massa de ar quente e seco que vem atuando em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil mantém o céu ensolarado e sem chuvas nas regiões oeste, São Francisco e norte do estado. As temperaturas nessas áreas se manterão elevadas (com máximas de até 32°C), que, somadas aos baixos índices de umidade relativa do ar (com valores oscilando entre 20% e 50%), favorecem a ocorrência das queimadas.

A maré alta deve oscilar entre 2 e 2,4 metros de altura, com seus máximos em torno das 3h e 15h. A maré baixa, com valores oscilando entre 0,1 e 0,4, deverá ocorrer por volta das 10h e 22h. As ondas terão agitação moderada e fraca com altura máxima de até 2 metros.

O final da estação do outono e início do inverno no Hemisfério Sul tem como característica, a redução na incidência de radiação solar abaixo da linha do Equador, e, consequentemente, baixa intensidade da radiação ultravioleta. No entanto, na região Nordeste do Brasil, localizada em uma área tropical, as diferenças entre as estações do ano são pouco percebidas.

Nesse sentido, a intensidade da incidência dessa radiação não varia significativamente ao longo do ano. Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) variam entre 6 e 8. Estes valores fazem parte das categorias Alta e Muito Alta, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) exige cuidados com o tempo de exposição ao sol, o uso de protetor/filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves, necessários para prevenir danos à pele e aos olhos.