O Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual, criado pelo Governo da Bahia em 2007, participará, na quinta e sexta-feira (10 e 11), de mais uma rodada dos Diálogos Territoriais, desta vez em municípios do extremo sul, do litoral sul, baixo sul, Recôncavo e Vale do Jiquiriçá.

Coordenados pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e a Secretaria de Planejamento (Seplan), os diálogos têm como objetivo aprofundar a discussão na sociedade sobre instrumentos de participação direta e de controle social nas políticas públicas.

O coordenador na Serin, Marivaldo Dias, explica que a experiência do diálogo territorial vem sendo conduzida de forma bastante positiva, tendo em vista o crescente interesse da população pelo debate político, principalmente naquilo que afeta o seu dia-a-dia.

No diálogo, o governo apresenta um resumo das ações executadas nos últimos 36 meses, contando com a participação dos agentes públicos estaduais, no território, sociedade civil organizada e dos coordenadores de acompanhamento, que esclarecem as questões levantadas pela população das regiões abrangidas.

“É a inauguração de um novo modelo de participação direta da sociedade, por meio das suas organizações sociais, garantindo qualidade e transparência do investimento público”, diz Marivaldo, que estará dialogando, nesses dois dias, com a comunidade da região do extremo sul. As outras regiões visitadas na quinta-feira estão a cargo de coordenadores da Seplan.