O grupo executivo criado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) para discutir um plano de desenvolvimento sustentável para a Costa das Baleias se reuniu, no final da semana passado, em Teixeira de Freitas, e definiu, entre outras ações, que o plano vai envolver 13 municípios da região. Ficou acertada também a definição de uma equipe para elaborar todas as etapas do plano, promovendo reuniões nos 13 municípios para levantar demandas da região e o que cada um vai apontar como prioridades.

A Associação de Prefeitos do Extremo Sul (Apes) será a mobilizadora e incentivadora das prefeituras vinculadas. Ficou acertado ainda, segundo o grupo executivo, que no levantamento serão apontados não só os casos pontuais, mas as questões de médio e longo prazo para a elaboração de um planejamento estratégico para a região.

Durante os trabalhos, serão feitas oficinas para aprimorar as propostas dos municípios em dois polos: o de Medeiros Neto e o de Teixeira de Freitas. Construído o documento, ele será apresentado e discutido num grande seminário envolvendo os 13 municípios e todos os atores incluídos na iniciativa.

Nesse seminário, será consolidado o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias, que será parte da Agenda Baiana de Desenvolvimento. Ele terá como base um estudo de modelagem climática que vai avaliar, numa primeira etapa, as bacias hidrográficas.

Dados como solo, vazão e qualidade da água, diminuição de reservas e a questão produtiva serão levantados pelos professores Asher Kiperstok e Fernando Genz, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que vão elaborar o projeto para o estudo.

Os cinco municípios integrantes da Costa Litoral são Prado, Nova Viçosa, Alcobaça, Mucuri e Caravelas, e os oito da chamada Costa Interior são Itamaraju, Teixeira de Freitas, Vereda, Medeiros Neto, Lajedão, Jucuruçu, Itanhém e Ibirapoã.