Para quem não pôde aproveitar os festejos juninos nas tradicionais comemorações do interior da Bahia, a capital foi uma opção e tanto durante o São João. Em Salvador, o arrasta-pé concentrou-se no Centro Histórico, onde a programação cultural levou mais de 200 atrações gratuitas para animar a população.

Gilberto Gil, Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo foram alguns dos nomes de destaque na grade musical, tomada 80% por artistas da terra como Zelito Miranda e Del Feliz. Somados, os shows contabilizaram mais de 100 horas de forró. “É sempre importante estimular esta tradição regional em qualquer cidade da Bahia, entre elas, Salvador. O forró é uma marca nordestina que deve ser celebrada em todos os cantos do Estado”, comentou Del Feliz.

A festa junina na capital baiana teve início no dia 11 de junho, seguindo até 26. As atrações gratuitas foram distribuídas entre o palco principal, na Praça Castro Alves, o Coretão do Terreiro de Jesus e as praças Municipal, Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro d’Água, no Pelourinho.

A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur), agradou aos que foram conferir a programação. “Este ano, a festa está melhor organizada num local mais espaçoso. Também não vi briga nenhuma e estou aproveitando bastante a festa já que não pude viajar por conta do meu trabalho”, disse a vendedora Gisélia Batista.

Investimentos
Este foi o terceiro ano consecutivo que Salvador entrou a todo vapor no circuito do forró junto com os demais municípios do interior, que desde 2008 estão recebendo apoio do poder público. Em 2008 e 2009, o Estado investiu R$ 19 milhões para a valorização das festas de São João nos municípios. Estima-se que este ano os investimentos ultrapassaram 11 milhões, correspondendo a um aditivo de 20%.

“Através do projeto do São João na Bahia, buscamos dinamizar o setor turístico durante a baixa estação, contribuindo para a geração de renda e emprego. Salvador foi considerada o melhor espaço para quadrilhas do país, o que mostra que a tradição está viva e sendo apoiada pelo Governo do Estado”, enfatizou a presidente da Bahiatursa, Emília Silva.

Quadrilhas
Como a presidente da Bahiatusa lembrou, as quadrilhas também fizeram parte da programação do São João em toda a Bahia. Na capital, um festival marcou a tradição na Praça Municipal. No total, 40 grupos se apresentaram para disputar as seis primeiras colocações, que receberam prêmios entre R$ 1 mil a R$ 2,5 mil.

De acordo com o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, a previsão para os próximos anos é que o evento tenha um destaque ainda maior e ganhe mais espaço nas festas juninas, principalmente,em Salvador. “À medida que o movimento quadrilheiro vem se organizando, existe um avanço e o crescimento do consurso”, observou ele.

Segurança
Toda a festa transcorreu com a segurança garantida pela Polícia Militar (PM). Nos circuitos juninos de Salvador, a PM disponibilizou um efetivo de 275 homens, espalhados em pontos estratégicos da área principal, além das vias de acesso. Já a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), teve 35 policiais de plantão.