Mais 697 novos trabalhadores da saúde, entre eles médicos, dentistas, enfermeiros e agentes comunitários, receberam nesta quarta-feira (9) as boas-vindas do governo da Bahia na abertura da I Mostra Integrada de Saúde da Família e Vigilância da Saúde. Ao todo, foram selecionados 1,2 mil profissionais, por meio de processo realizado este ano pela Fundação Estatal Saúde da Família. A iniciativa do governo da Bahia é fruto das propostas formuladas em 2007 durante a Conferência Estadual de Saúde e no ano seguinte contou com a aprovação do Conselho Estadual de Saúde.

Segundo o presidente da fundação, Heider Pinto, a ampliação do número de cidades atendidas pelas equipes depende apenas da adesão por parte das prefeituras. “O trabalho desses profissionais que estão se apresentando nesses dias na mostra é adicionado ao Programa de Saúde da Família, que está apto a atender 80% dos problemas de saúde da população”, explicou.

Inicialmente, serão contemplados 67 municípios, mas ao final da convocação serão atendidas mais 90 cidades vinculadas à fundação. A intenção é que nesses locais as famílias tenham acesso rápido e contato direto com uma equipe exclusiva de profissionais.

“A ideia é que em cada cidade, em cada território, em cada bairro tenhamos uma equipe de saúde da família. Queremos avançar na concepção antiga de médico da família. É aquele paciente, aquela família atendida gratuitamente pelo SUS, que poderá saber o nome do médico, o nome do enfermeiro, do dentista, próximo da casa dele. Quando tiver qualquer tipo de necessidade, possa consultar essa equipe. Estamos alcançando essa meta com a fundação”, afirmou Pinto.

Na ocasião, o governador Jaques Wagner destacou que o bem-estar da população é um fator prioritário do Estado. “Saúde pública é primordial. Nada pior para uma família, principalmente se ela for humilde, do que a falta de atendimento médico num momento de necessidade. Estou orgulhoso com a evolução da saúde na Bahia. Quero parabenizar os 1,2 mil aprovados no concurso. Espero que vocês saiam desse encontro com a alma fortalecida e com coragem para enfrentar os novos desafios”, afirmou.

A diretora de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Cleonara Mendonça, representou o ministro José Gomes Temporão na abertura do encontro. Ela observou que os profissionais de saúde vinculados à fundação terão mais ânimo nas respectivas carreiras. “A contratação pela fundação é uma maneira que a Bahia criou e o ministério apoia. É muito importante para a estratégia de saúde da família. É mais segurança aos profissionais, que agora têm mais satisfação, tranquilidade e estímulo”, ressaltou Cleonara.

Os enfermeiros, médicos, dentistas e agentes comunitários de saúde terão a oportunidade de compartilhar as responsabilidades e trocar experiências permanentemente. Também será possível a transferência dos profissionais entre as cidades, conforme a disponibilidade e a demanda local.

Maior integração entre as equipes

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a fundação permitirá que as equipes que trabalham nos municípios tenham uma maior integração. “É imprescindível a integração entre saúde da família e vigilância da saúde. Totalizamos mais de quatro mil novos agentes comunitários de saúde e vamos passar de 500 novos postos de saúde da família”, informou.

Para a secretária de Saúde de Vitória da Conquista e presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA), Suzana Ribeiro, a I Mostra Integrada de Saúde da Família e Vigilância da Saúde “promove uma oportunidade ímpar de aprofundar o debate sobre o assunto”.

Em abril, no município de Caldas Novas (GO), aconteceu o Congresso Nacional da Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde (Conacs). Na oportunidade, um baiano foi homenageado. Roque Honorato, do município de Valença, está há um ano aposentado e mesmo assim foi homenageado pelos serviços prestados à sua comunidade. Honorato compartilhou o prêmio com a categoria. “Mesmo aposentado, faço questão de participar e ajudar minha comunidade. Para mim é uma honra muito grande. Esta comenda não pertence só a mim. Ela é de todos os agentes comunitários de saúde da Bahia e do Brasil”.

O programa Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnaSUS) também foi lançado. A diretora estadual de Saúde Pública da Bahia, Verônica Vieira, explicou que ele vai congregar todas as ações de qualificação, formação e atualização dos trabalhadores do SUS. “As universidades poderão fazer adesão ao programa mediante um convênio. Temos um plano de trabalho para os próximos dois anos, com um quantitativo de ações de desenvolvimento e de educação permanente dirigido a trabalhadores, gestores e conselheiros. Poderemos ser mais ágeis na qualificação no interior, com a parceria das instituições de ensino, sempre com o envolvimento da sociedade local”, disse a diretora.

O governador reafirmou que a evolução do SUS na Bahia só foi possível com o apoio dos prefeitos, dos agentes comunitários de saúde e dos profissionais que atuam nos municípios. “Acreditamos no SUS. Por isso estamos trabalhando para fortalecer o sistema”, declarou.

Publicada às 11h55
Atualizada às 15h20