Os resultados obtidos pelo Planserv no último ano foram comemorados nesta terça-feira (15), durante a reunião ordinária do Conselho da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Conserv). O encontro aconteceu na sede do órgão e contou com a presença do secretário da Administração, Manoel Vitório, e dos demais membros do colegiado, que reúne representantes do governo baiano e dos servidores públicos.

A tônica da reunião foi o balanço das ações empreendidas pelos gestores do Planserv e o planejamento para os próximos meses e para o ano de 2011. Foram apresentados dados que comprovam a evolução da qualidade da assistência prestada pelo plano e a melhoria da imagem junto aos prestadores de serviços. O balanço financeiro também reafirma o equilíbrio financeiro, que permite o pagamento em dia de todas as faturas.

Segundo Vitório, “os resultados apresentados dão orgulho do trabalho técnico que vem sendo feito no Planserv”. Mas ele alerta para os novos desafios. “Quanto mais se melhora um serviço, maiores são as expectativas e as cobranças”.

A coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, lembrou do desafio de ampliar a rede no interior do estado, onde há poucos prestadores e muitos sofrem com a falta de regularidade fiscal. Ela aproveitou para pedir o apoio dos representantes dos servidores presentes. “Queria que os sindicatos se unissem a nós para difundir em todo o interior a necessidade de que os prestadores de serviços de saúde se credenciem ao Planserv”.

O desafio foi aceito por Marinalva Nunes, membro do Conserv e diretora da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab). Ela destacou que “os sindicatos já vêm sendo parceiros nesse sentido, orientando os servidores do interior a cobrar das clínicas, hospitais e laboratórios de seus municípios que se credenciem ao Planserv, e vamos sempre reforçar isso”.

O coordenador adjunto do plano, João Aslan, apresentou um balanço das ações e destacou os três atuais desafios. “Estamos em fase de implantação, até o fim do ano, de três projetos fundamentais, que certamente vão representar o segundo grande salto de qualidade do Planserv. Com a identificação por meio das impressões digitais, o recadastramento dos servidores e a implantação do sistema de gestão integrando informações, será mais fácil controlar despesas e investir os recursos na ampliação e melhoria do atendimento”.