A ampliação da rede hospitalar garante mais opções para os beneficiários do Planserv em Salvador e região metropolitana. Com isso, a gestão do plano de saúde espera desafogar as três unidades que prestavam esse tipo de serviço, além de dar maior comodidade aos pacientes. Quatro novas emergências gerais estão incluídas na rede desde o início deste mês.

Além dos hospitais Sagrada Família, Espanhol e Santa Izabel, os beneficiários podem obter atendimento nos hospitais Português (Graça), da Bahia (Pituba), Aeroporto (Lauro de Freitas) e Unimed (Lauro de Freitas). Todas essas unidades estão credenciadas ao Planserv para prestar atendimento em diversas especialidades, inclusive atendimento de urgência e emergência.

“A rede privada tem dado sinais de saturação e, por isso, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) está ampliando a rede, a fim de dar mais opções e oferecer um número maior de leitos aos nossos beneficiários, principalmente de emergência e obstetrícia”, explica a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho.

Ela alerta, porém, para que não se busque emergências de grandes hospitais quando o quadro for simples. “Em casos sem gravidade, o melhor é buscar uma clínica, onde o atendimento é mais ágil e o paciente também não superlota as grandes emergências, que são mais adequadas para os quadros de maior gravidade”.

A ampliação da rede tem sido possível graças à homologação do edital de credenciamento hospitalar. Na quarta-feira (2), 46 unidades assinaram contrato com o Planserv e passaram a garantir o atendimento, beneficiando cinco macrorregiões do estado. Isso permite que as relações entre o Planserv e os prestadores de serviços sejam transparentes e regidas por contratos comuns a todos.

Interior

O interior do estado também está se beneficiando com a contratação da rede hospitalar. A região nordeste passou a contar com os serviços do Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA). A região sul ganhou o reforço do Hospital de Ilhéus, que se une a prestadores integrantes da rede, mas que agora são credenciados comos como Calixto Midlej Filho (Itabuna), Bartolomeu Chaves (Ilhéus), Santa Helena e Iorte (Jequié) e Clisf (Valente).

O credenciamento foi homologado também para o sudoeste, onde oito unidades hospitalares foram credenciadas – Somepe (Brumado), Policlin (Itapetinga), IBR, Ortoclínica, Andro Hospital Urológico, Casa de Saúde São Geraldo, Samur e Hospital São Vicente – Santa Casa de Conquista (Vitória da Conquista). Algumas dessas unidades já atendiam pelo plano, mas agora ampliam o leque de serviços oferecidos.

Há, no entanto, prestadores de serviços que integravam a rede, mas que não enviaram a documentação exigida pelo Planserv para assinar os contratos. Nesses casos, os hospitais ficam com o atendimento aos beneficiários suspenso até que concluam o processo. Para credenciar um hospital, o Planserv exige apenas documentos que comprovem regularidade fiscal e capacidade técnica para prestar os serviços médicos.