Mais de 900 partos são realizados mensalmente pelo Planserv em toda a sua rede credenciada. Somente em maio foram 925, sendo que a maioria – 810 – cesarianas. Uma curiosidade é que em 12 partos nasceram gêmeos, o que representa 0,77% do total.

A rede de atendimento do Planserv para parto é integrada atualmente por mais de 30 unidades espalhadas por todo o estado, entre elas, a Maternidade Santamaria, nova unidade do Hospital Português voltada para a realização de partos, além dos hospitais Sagrada Família e Espanhol.

Os prestadores de serviços já buscam o Planserv para credenciar suas maternidades por conta da regularidade nos pagamentos de todos os procedimentos feitos pelos beneficiários. O plano dos servidores públicos estaduais tem se diferenciado no mercado de saúde suplementar por garantir a quitação dos serviços realizados em, no máximo, 50 dias.

Outro diferencial que tem feito com que as unidades de saúde busquem o credenciamento junto ao Planserv é o grande volume de beneficiários, pois trata-se do maior plano do Norte e Nordeste do país, com 452 mil beneficiários.

A remuneração dos partos agora é feita via pacotes em que a equipe médica e a unidade de saúde ganham por procedimento e não mais por meio da cobrança por conta aberta. Isso facilita a fiscalização realizada pelo plano e estimula as maternidades a buscar redução de custos. O maior beneficiado é o usuário do plano, que consegue ter à disposição os melhores serviços sem ter que pagar nada mais por isso.