Modernizar o atendimento ao público do Detran nos moldes de qualidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A Central Generalista, lançada nesta quarta-feira (30) pelo governador Jaques Wagner na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vai reunir em um só lugar a emissão de todos os serviços de veículos e habilitação, que a partir do meio-dia de hoje já estarão disponíveis à população.

As pessoas que buscam diariamente serviços como emissão da primeira habilitação, mudança de categoria, renovação, primeiro emplacamento, transferência de veículos e alienação fiduciária vão contar com um atendimento ampliado e rápido.

“Temos que oferecer uma condição favorável aos usuários do Detran, para que eles disponham de um tempo razoável para resolver suas pendências. Não se pode criar obstrução. A central vai diminuir o tempo de atendimento e representa um grande ganho à população”, afirmou o governador. Ele disse que daqui a 20 dias ou um mês os novos serviços serão avaliados.

A central é totalmente climatizada e conta com novo mobiliário, sinalização interna e externa, além de novos equipamentos. Para dominar as tecnologias dos sistemas do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), cerca de 20 atendentes foram treinados.

O espaço conta também com um posto bancário, para facilitar o pagamento dos serviços prestados pelo Detran. Outra novidade é a implantação do Sistema de Gerenciamento do Atendimento (Sistema Atende), a mesma ferramenta utilizada nos postos SAC e que possibilita um controle eficaz de todo o fluxo de serviços no local.

Segundo o diretor-geral do Detran, Adriano Romariz, a centralização dos serviços no espaço físico só foi possível pelo investimento em treinamento e tecnologia, de aproximadamente R$ 1 milhão. “Esses servidores trabalhavam em áreas específicas. A capacitação no novo sistema permite que eles dominem outras áreas, o que possibilita que em apenas um guichê se resolva tudo. Ninguém vai sair daqui sem solucionar seu problema”, destacou.

Mil atendimentos por dia
O Detran realiza diariamente cerca de mil atendimentos. São 600 no setor de habilitação e 400 no de veículos. Durante as intervenções, os 135 serviços disponíveis continuaram a ser realizados normalmente, mas em outro espaço físico.

O setor de veículos e o posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz) foram remanejados temporariamente para a central de atendimento de veículos provisória, localizada na antiga vistoria de veículos particulares. Taxista há 15 anos, Djalma Júnior espera mais agilidade e menos burocracia. “Agora, com banco e atendimento de qualidade, espero não perder tanto tempo”, observou.

Publicada às 8h35
Atualizada às 11h25