Durante os dois últimos meses, a rotina de Jânio dos Santos, 33 anos, se dividiu entre as aulas do programa Próximo Passo e o canteiro de obras do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, em Camaçari. Nesta quarta-feira (30), ele recebeu a tão esperada certificação do curso de pedreiro.

“Com o certificado em mãos posso pleitear uma vaga de pedreiro, já que estou contratado como ajudante de obras”, diz esperançoso. A persistência de Jânio foi a sua principal arma para garantir o emprego. “Fui ao canteiro de obras quatro vezes atrás dessa vaga. Venci pelo cansaço”, brinca.

Junto com Jânio, foram certificadas mais 222 pessoas pelo Próximo Passo, em solenidade realizada no Teatro da Cidade do Saber, em Camaçari. Os educandos fizeram cursos de montador de andaimes, pintor, azulejista, eletricista predial, pedreiro, encanador, carpinteiro e armador.

Com esta certificação, a Secretaria de Trabalha, Emprego, Renda e Esportes (Setre) totaliza 749 pessoas qualificadas pelo Próximo Passo. Atualmente, mais 166 educandos estão sendo qualificados pelo programa.

Representando, na solenidade, o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, o chefe de Gabinete da Setre, Elias Dourado, ressaltou a importância social do projeto. “O trabalho é uma grande ferramenta de transformação social, e o Próximo Passo é um atalho para alcançar esse objetivo”, diz.

Carteira assassina
Um discurso emocionado marcou a presença de Elizandra Lima, 33 anos, no evento. Ela – que recebeu o certificado das mãos do presidente Lula, no último dia 10, em solenidade na Praça Municipal – começou a trabalhar, na quinta-feira (29), como azulejista, também na obra do programa Minha Casa, Minha Vida. “Esse é o meu primeiro emprego de carteira assinada. Desejo que todos os meus colegas tenham a mesma alegria que eu tive em pisar no canteiro de obra e colocar, em prática, aquilo que a gente aprendeu durante o curso”.

O diretor administrativo do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba), Rafael Filgueiras, disse que “o sindicato, junto às empresas de construção civil, não vai medir esforços para tentar absorver a mão-de-obra certificada pelo programa Próximo Passo nas obras realizadas no município de Camaçari”.

Qualificação 
Criado pelo Ministério do Trabalho com o intuito de qualificar trabalhadores para inserção em postos de trabalho gerados pelo setor da Construção Civil, incluídos os segmentos de edificações e da construção pesada, o Próximo Passo beneficia integrantes do Bolsa-Família. O participante dever ter, no mínimo, a 4ª série do ensino fundamental completa e idade acima dos 18 anos.

Com este programa, o Governo Federal está investindo, na Bahia, um total de R$ 7,4 milhões, recursos oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT. Os trabalhadores do Próximo Passo são residentes nos municípios da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.