Na quinta-feira (10), um total de 500 trabalhadores qualificados pelo programa Próximo Passo da cadeia produtiva da Construção Civil receberão seus certificados, em solenidade às 15h, no Palácio Rio Branco, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Jaques Wagner e do secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos.

Oriundos dos municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Salvador, os trabalhadores foram qualificados nos cursos de almoxarife, azulejista, pedreiro, pintor, eletricista predial, montador de andaime, armador, reparador, encanador e gesseiro.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) começou a executar o programa neste ano, quando ofereceu 2.330 vagas e certificou 410 trabalhadores. Os demais estão em sala de aula. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) qualificou 2.378 e a Associação de Apoio Comunitário a Educação, a Cultura e a Cidadania (Acafag) mais 1.600. As duas executoras iniciaram o no ano passado.

O Próximo Passo oferece cursos totalmente gratuitos e os recursos utilizados são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), totalizando R$ 5,6 milhões. Na Bahia, são 7.162 trabalhadores/educandos e, desse total, 4.388 concluíram os estudos.

O programa do governo federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, tem como objetivo qualificar trabalhadores pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa Família, com faixa etária acima de 18 anos e, no mínimo, com a quarta série do ensino fundamental, para inserção em postos de trabalho gerados pelo setor da Construção Civil – incluídos os segmentos de edificações e da construção pesada.