O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), concebido pelo governo federal, está sendo iniciado em 34 municípios da Bahia, oferecendo nesta primeira etapa um total de 2.770 vagas de qualificação gratuita para jovens de baixa renda com idades entre 18 e 29 anos.

Na Bahia, o programa está sendo implantado por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Contemplando vários arcos profissionais, como construção civil, hotelaria, piscicultura, vestuário, arte, agroextrativismo, elétrica e mecânica, os cursos do Projovem Trabalhador foram montados a partir de um estudo rigoroso do mercado, qualificando o público nas áreas que apresentam maior carência de profissionais, de acordo com a necessidade de cada município. Esse método garante posteriormente maior facilidade na inserção dos jovens qualificados.

A carga do programa é de 350 horas, ministradas em seis meses – um período mais extenso, que melhora a assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula e no ambiente prático.

O programa permitirá que os jovens recebam qualificação social, com noções de cidadania e meio ambiente, por exemplo, além da capacitação profissional na área pretendida, que abrange 80% do programa de aulas.

As inscrições acontecem até sexta-feira (11), nas unidades do Serviço Estadual de Intermediação (SineBahia) dos municípios. A cidade de Salvador não está incluída nessa etapa do programa.